Após detenção pela polícia legislativa da ALEGO, Influenciador expõe apoio dos Sem Terra de Anápolis à Pré-candidatura de Antônio Gomide.
Por Richelson Xavier
O influenciador político Pedro Pôncio visitou Jaraguá, onde dezenas de pessoas montaram um acampamento às margens da BR-153. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Pôncio conversou com acampados de Anápolis, que revelaram o apoio de políticos do Partido dos Trabalhadores (PT), eles citaram o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, e o deputado federal Rubens Otoni.
Os acampados explicaram que estão em fase inicial, ainda buscando suprimentos básicos. “Nós estamos começando o acampamento agora. O coordenador nosso hoje foi atrás de mangueira, caixa d’água, para arrumar água”, disse um dos entrevistados, que preferiu não se identificar. Ele destacou que o coordenador e a maioria das famílias são de Anápolis e apoiam o PT. “Todo mundo que está aqui é do PT, todo mundo é petista. Lula de coração.”
Pedro Pôncio perguntou sobre o impacto de Antônio Gomide ser prefeito de Anápolis. “Você acha que o maior impedimento para ele apoiar esse tipo de acampamento seria o governo do Caiado?” perguntou Pôncio. O acampado respondeu: “Sim. Porque o governo do Caiado não aprova. Ele já falou isso até nas redes sociais, que não aprova. Eu ficaria com o Gomide.”
Entrevista com Pedro Pôncio
Pedro Pôncio: “Então hoje vamos supor que o Gomide fosse o prefeito de Anápolis. Você acha que o maior impedimento para ele produzir esse tipo de acampamento, reforma agrária, seria o governo do Caiado?”
Acampado: “Sim. Porque o governo do Caiado não aprova. Ele já falou isso até nas redes sociais, que não aprova. Inclusive ele falou que durante o governo dele, na beira de BR, não surgirá acampamento de sem-terra de maneira alguma. Se surgir, 24 horas a polícia vem e arranca. Eu ficaria com o Gomide. Vitória da minha família.”
Pedro Pôncio: “Então o Gomide é hoje o líder em Anápolis?”
Acampado: “Ah, eu pensaria, né? Eu? Com certeza. Eu apoiaria ele. Você acha que ele apoiaria projetos como esse que está acontecendo? Com certeza. Se realmente ele sabe que é petista, eu sou ele. Com certeza eu apoiaria ele. Com certeza eu estaria junto com ele. Porque não faria sentido ele dizer que é petista, dizer que apoia a esquerda e não apoiar um acampamento como esse aqui em Anápolis, né? Eu acho que não. Eu acredito que ele possa fazer no estado inteiro, não só Anápolis. Financiamento, plantio, insumos. Eu acho que há a possibilidade dele ajudar.”
A situação em Jaraguá preocupa os fazendeiros locais. Um produtor rural, que pediu anonimato, afirmou à reportagem que o grupo planeja invadir, assim que possível, uma propriedade do médium João de Deus, localizada no município. A visita de Pedro Pôncio e as declarações dos acampados destacam a crescente tensão entre os movimentos sociais e as autoridades locais, com Antônio Gomide emergindo como uma figura central de apoio ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).