Foto: Reprodução/Site do Senador
O senador Wilder Morais, do PL de Goiás, foi o único dos três senadores do estado que assinou o pedido para instaurar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) a fim de investigar os atos de ação e omissão que resultaram na depredação da Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2022.
Segundo o senador, a população quer saber a verdade e a CPMI é uma ferramenta vital para garantir uma investigação adequada e esclarecer todos os fatos. “Minha assinatura no requerimento representa compromisso com a transparência e a responsabilização dos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro”, declarou em suas redes sociais.
Wilder Morais foi eleito com o apoio da direita goiana e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Já os senadores Vanderlan Cardoso (PSD) e Jorge Kajuru (PSB-GO) não assinaram o pedido de instauração da CPMI.
A proposta de criação da CPMI é de autoria do deputado federal André Fernandes (PL-CE) e busca investigar os fatos que culminaram na depredação da Praça dos Três Poderes, que ocorreu durante uma manifestação em Brasília. A iniciativa visa esclarecer as responsabilidades pelo ocorrido e garantir a transparência e a responsabilização dos envolvidos. Ainda não há previsão para a instauração da comissão.