Portal Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Portal Anápolis
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Artigo: Dieta Pró-Inflamatória x Acne

de Portal Anápolis
em Saúde
A A
WhatsappFacebookTwitter

Por Trícia Barreto

Lembra quando na adolescência te falavam que chocolate “dava” espinhas? O mito que a acne estava ligada à ingestão de alimentos não estava totalmente errado. Hoje sabemos que alimentos industrializados, açúcar refinado e farinhas brancas influenciam na formação do problema. .

Um trabalho científico que observou quase 3000 voluntários que se submeteram à dieta de baixo índice glicêmico resultou na redução da acne em 80% das pessoas acompanhadas nesse período. A dieta, que foi desenvolvida pelo cardiologista Arthur Agatston, autor do best seller “A Dieta de South Beach”, não é restritiva. O segredo é priorizar proteína magra e gordura boa (carne magra, ovos, peixes, folhas verdes, azeite de oliva extravirgem, oleaginosas e grãos). Já os carboidratos complexos devem ser consumidos de forma moderada (massas, cereais e grãos integrais). .

Foto: Reprodução

Outra pesquisa desenvolvida no Colorado (EUA), avaliou indivíduos de Papua-Nova Guiné e do Paraguai que nunca haviam tido contato com comida e industrializada e advinha? Nenhum tinha acne.
Já o artigo publicado na JAMA Dermatology (revista da American Medical Association) conduzido por um time multidisciplinar dos EUA e da Índia comparou a saúde da pele de cidadãos da área rural do Quênia com a de seus descendentes que migraram para os EUA.

Entre aqueles que saíram da África, aproximadamente um terço desenvolveu acne; entre seus ancestrais, menos de um quinto das pessoas tinha ou já havia tido acne na vida. A conclusão dos dois estudos foi que a dieta “ocidentalizada” influencia na formação da acne.

Aqui no Brasil também tivemos pesquisa sobre o tema: Um estudo do Centro Universitário de Volta Redonda (RJ) analisou os hábitos alimentares de 30 pessoas com acne e 27 sem a doença.

Ao comparar como os 57 voluntários consumiam comidas de 11 grupos alimentares, notou-se que apenas no conjunto de pães brancos e biscoitos houve uma diferença significativa: os indivíduos com acne ingeriram um terço a mais desse tipo de alimento do que os sem acne.

Atua negativamente na inflamação das glândulas sebáceas e além disso, pode atrapalhar o desempenho de tratamentos como o uso de cremes e realização de peeling.

E você? Já sofreu ou sofre com a acne? Experimente essas dicas, tente mudar a sua alimentação e me conta aqui o resultado dos novos hábitos!

EnviarCompartilharTwitter

Mais Artigos

Hospital Cora completa um ano e amplia atendimento oncológico em Goiás
Saúde

Hospital Cora completa um ano e amplia atendimento oncológico em Goiás

Professora Sueza Oliveira tranquiliza população após suspensão de vacina da dengue: “Não é motivo para pânico, mas para ampliar a confiança nas vacinas”
Anápolis

Professora Sueza Oliveira tranquiliza população após suspensão de vacina da dengue: “Não é motivo para pânico, mas para ampliar a confiança nas vacinas”

(62) 2604-0469: Este passa a ser o único número da Regulação Municipal para contato com pacientes do SUS em Anápolis
Anápolis

(62) 2604-0469: Este passa a ser o único número da Regulação Municipal para contato com pacientes do SUS em Anápolis

Obras da USF Vila Esperança avançam e unidade deve ampliar atendimento na região
Anápolis

Obras da USF Vila Esperança avançam e unidade deve ampliar atendimento na região

Prefeitura de Anápolis abre processo seletivo com 58 vagas na área da saúde
Anápolis

Prefeitura de Anápolis abre processo seletivo com 58 vagas na área da saúde

Endividamento entre quem ganha menos é impulsionado por saúde e desemprego, aponta pesquisa
Brasil

Endividamento entre quem ganha menos é impulsionado por saúde e desemprego, aponta pesquisa

Próximo Artigo

Centenas de professores participaram de manifestação em frente à Prefeitura

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado

Deputado solicita informações sobre professor afastado por relatar experiências como garota de programa travesti em sala de aula

Deputado Gustavo Gayer exige explicações sobre posição do Brasil em relação à Venezuela

Bolsonaro a Neymar: ‘Que se exploda os que querem teu mal’

Bolsonaro a Neymar: ‘Que se exploda os que querem teu mal’

Auditoria aponta falhas no combate ao tráfico de drogas em portos brasileiros

Auditoria aponta falhas no combate ao tráfico de drogas em portos brasileiros

Gasto Brasil: nova plataforma ajuda empresários e cidadãos a fiscalizar uso do dinheiro público

Gasto Brasil: nova plataforma ajuda empresários e cidadãos a fiscalizar uso do dinheiro público

Menina de 12 anos grava próprio estupro, e padrasto acaba preso

Menina de 12 anos grava próprio estupro, e padrasto acaba preso

OAB Anápolis se une a instituições em projeto de paz nas escolas

OAB Anápolis se une a instituições em projeto de paz nas escolas

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião

© 2023