Ex-presidente segue em recuperação pós-cirúrgica com nutrição parenteral e fisioterapia intensiva; alta ainda sem previsão.
Foto: Arquivo pessoal
O Hospital DF Star informou nesta segunda-feira (21) que o ex-presidente Jair Bolsonaro continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas apresenta “boa evolução clínica”. Segundo boletim médico assinado por seis especialistas, incluindo o médico-chefe da equipe cirúrgica, Dr. Cláudio Birolini, e o diretor geral da instituição, Dr. Allisson Barcelos Borges, Bolsonaro está sem febre, com pressão arterial controlada e já teve os drenos abdominais removidos. A incisão cirúrgica foi avaliada como em “excelente aspecto”, mas o ex-presidente segue em jejum oral, recebendo nutrição parenteral.
A equipe médica destacou que o paciente está intensificando as sessões de fisioterapia motora e outras medidas de reabilitação. No entanto, persiste a recomendação para que não receba visitas, e não há previsão de alta da UTI. O comunicado foi assinado também pelo coordenador da UTI, Dr. Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior, e pelos cardiologistas Dr. Leandro Echenique e Dr. Brasil Caíado, além do diretor médico Dr. Guilherme Meyer, reforçando o caráter multidisciplinar do acompanhamento.
O procedimento cirúrgico foi realizado para tratamento de uma “suboclusão intestinal” – uma obstrução parcial do intestino causada por aderências formadas após múltiplas cirurgias anteriores, em decorrência da facada que levou em 2018.
