Reconhecimento e inspiração na noite de reconhecimento das artes marciais em Anápolis.
Por Charlene Nogueira
Na última quinta-feira (14), a Câmara de Anápolis promoveu uma solenidade marcante em homenagem aos atletas da cidade. O evento foi realizado como parte das comemorações do Dezembro Faixa Preta, uma lei proposta pelo Vereador João da Luz (PSC), que visa promover as artes marciais no município.
O Vereador João da Luz, propositor da lei e do evento, expressou sua alegria em reunir todas as artes marciais da cidade. Ele explicou que a Lei 4049-2019 institui o Dezembro Faixa Preta, com o intuito de dar notoriedade e importância a todas as modalidades, desde o kung fu até o jiu-jitsu.
O Presidente Domingos Paula (PV) iniciou a cerimônia, destacando a importância de reconhecer os desportistas que elevam o nome de Anápolis em suas competições. “Muitos são medalhistas e representam nossa cidade com excelência”, ressaltou.
Em entrevista ao Portal Anápolis, o professor Edson Carlos Dias Júnior, um dos homenageados da noite, compartilhou sua visão sobre o papel transformador do jiu-jitsu na vida das crianças. Em suas palavras, “O Jiu-Jítsu tem um papel significativo no comportamento das crianças, onde em algumas situações, podem propiciar condições para que sejam desenvolvidas forças de caráter como autoconfiança, a disciplina, o respeito às regras e a integração social.” Júnior também falou sobre o projeto que lidera, integrado à equipe Bons Frutos Jiu-jitsu, com mais de 40 alunos, o projeto visa não apenas ensinar a defesa pessoal, mas também promover valores como disciplina e humildade.
Com mais de uma década de experiência no universo das artes marciais, o professor Rodrigo Moraes, responsável pelo Centro de Treinamento Pequenuchos, tem se destacado por seu comprometimento. Liderando o projeto há cinco anos, Moraes enfatiza o foco na formação de crianças desde tenra idade. Ele ressaltou, com orgulho, os notáveis feitos de sua filha, Maria Cecília Moraes, aos 11 anos, conquistando os títulos de campeã brasileira regional e bicampeã goiana, representando com destaque o Centro de Treinamento.
Durante o evento, os atletas apresentaram suas habilidades em suas respectivas categorias e receberam certificados em reconhecimento aos seus esforços e contribuições para o esporte em Anápolis. A noite foi celebrada como um marco na valorização das artes marciais no município, com a presença expressiva de autoridades locais e entusiastas do esporte.