CRMV ignora pedidos de vistoria no novo centro de zoonoses e trava castrações gratuitas

O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) é o responsável pela autorização para que o centro cirúrgico possa funcionar após a inauguração, porém o órgão tem ignorado os pedidos de vistoria da Secretaria Municipal de Saúde.

Da Redação

No dia 13 de junho, a Prefeitura de Anápolis inaugurou o primeiro centro cirúrgico veterinário público do centro-oeste. A obra, realizada com recursos municipais no valor de R$214.126,91, inclui ainda uma ala com salas de espera, recuperação e vacinação, além de dormitório para plantonistas e banheiros para pessoas com deficiências. Foram adquiridos monitor cardíaco, aparelho de anestesia inalatória e mesa de aço inoxidável, equipamentos indispensáveis à realização dos procedimentos cirúrgicos.

O problema é que a expectativa de iniciar as castrações gratuitas no local estão sendo frustradas pelo CRMV. Mesmo após inúmeros pedidos da Prefeitura para que vistoriem a obra, o órgão não tem dado respostas e ignora esta demanda.

Para a vereadora Thaís Souza, que milita na causa animal há muitos anos e é autora de vários projetos de lei na área, esta indiferença por parte do conselho é prejudicial à cidade. “Anápolis precisa destas políticas públicas na área animal. Muita gente não tem condições de pagar uma clínica particular para castrar seu animal e ainda temos muitos cães e gatos pelas ruas.

O conselho de veterinária precisa colocar os interesses da população acima de qualquer outra coisa. Eu sei que os veterinários têm suas clínicas particulares e fazem este serviço de castração, porém existe grande parte da população que não pode pagar.

O Ministério Público ambiental enviou uma equipe ao local antes da inauguração para avaliar as condições e deu à Prefeitura sinal verde para prosseguir. Agora enfrentamos esta trava com o CRMV. Se precisar, vamos voltar ao MP para destravar isto. A população terá este benefício de qualquer maneira”, finalizou a vereadora.

Foto: Bruno Velasco – Dircom

.

You may also like