Cross Country atraiu milhares de atletas em pista alternativa

Foi batido um novo recorde. A etapa de junho contou com mais de sete mil corredores

Por Portal Anápolis

Realizada no domingo (30-06), a 3ª etapa do Circuito Anapolino de Corrida de Rua foi um feito histórico. O percurso foi na Ala 2 (antiga Base Aérea) e a prova registou cinco mil atletas -, via inscrição e, aproximadamente, duas mil pessoas avulsas participaram na pipoca -, em modalidade Cross Country, quando a prova de 5 km é disputada em estrada sem pavimentação. O primeiro lugar na classificação geral masculina foi o anapolino Wendel Hébio da Conceição, da equipe Shorikan. Ele elogiou, bastante, o trajeto do evento. ‘‘Foi ótimo, tanto largura quanto espessura da rota. É a prova mais organizada e com mais competidores do Brasil’’, afirmou o atleta.

O vice-prefeito Márcio Cândido representou o prefeito Roberto Naves e evidenciou o aspecto social que, também, marca a promoção do circuito. ‘‘Além da Corrida de Rua de Anápolis proporcionar entretenimento e lazer, tem o lado da doação de alimentos pelos competidores. Tudo que é arrecadado é distribuído para as pessoas menos favorecidas de nossa cidade. Esse é o toque especial de nossa gestão’’, ressaltou o Vice-Prefeito.

O secretário Municipal de Esportes, Karim Abrahão, exaltou toda a estrutura montada para os atletas competirem em alto nível. Ele disse: “o padrão é alto. Isso aqui é o verdadeiro esporte. O competidor corre, leva sua medalha, toma sua água, saboreia sua fruta sem ter que gastar um centavo. E ainda são realizados sorteios e oferecidas premiações aos primeiros colocados”’, lembrou o secretário.

Estes aspectos foram destacados pela primeira colocada na classificação geral feminina, Luzinete dos Santos, da equipe Prefeitura de Bom Jesus. ‘‘Tudo que é proposto é cumprido aqui em Anápolis, e vimos isso hoje. Foi a primeira vez que corri na Ala 2, sensacional. Sou acostumada a treinar em trajetos semelhantes’’, concluiu.

Parceiro do evento municipal, o comandante da Ala 2, coronel aviador Antônio Marcos Godoi Soares Mioni Rodrigues, disse que é uma honra para a unidade militar sediar uma etapa da corrida de atletismo. ‘‘Estamos estimulando o esporte, a saúde é tudo. A Base Aérea cresceu com a cidade, isso desde 1971. A esperança é que possamos dar continuidade à novas etapas do circuito nos próximos anos’’, finalizou.

Minimaratona 31 de Julho

Tradicional e em comemoração aos 112 anos da cidade, a 40ª Minimaratona 31 de Julho será realizado pela Prefeitura de Anápolis no próximo dia 28, com saída às 8h do ginásio Internacional “Newton de Faria”. As inscrições para a corrida estão abertas.

Social

A primeira-dama, Vivian Naves, reiterou a importância da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil e a parceria com a Secretaria de Esportes para esta etapa. ‘‘Acontece assim o fortalecimento de ações já que a Corrida de Rua é um evento consolidado em nossa cidade’’, salientou. Vivian Naves destacou, ainda, a importância de sensibilizar o maior número possível de pessoas. “Além da vertente educativa, temos a arrecadação dos alimentos que serão distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e instituições socioassistenciais”, completou.

A Campanha de Combate ao Trabalho Infantil faz parte das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o AEPETI, que tem como objetivo contribuir para a retirada de crianças e adolescentes da situação de trabalho, salvo a condição de aprendiz, a partir de 14 anos de idade. O entendimento é que uma criança ou adolescente que trabalha está exposto a riscos graves de exploração e violência. Além disso, existe a possibilidade da criança ser privada de seus direitos básicos como saúde, educação e lazer.

Nos últimos dois anos, o prefeito Roberto Naves tomou a iniciativa de agregar um novo benefício à competição. Cada prova transforma os competidores em agentes de promoção social. Para participar, cada pessoa precisa doar 1 kg de alimento não perecível no dia da entrega do material de prova – chip e número de peito -; e dos kits – squeeze, boné, camiseta e sacochila personalizados.

Classificação geral masculina

1º – Wendel Hébio da Conceição/equipe Shorikan: tempo de 15 minutos e 19 segundos;

2º – Heliel Ronnay Lino Nascimento/equipe JD Alexandrina: tempo de 15 minutos e 20 segundos;

3º – Paulo de Araújo Batista/equipe Academia Sprint: tempo de 16 minutos e 26 segundos.

Classificação geral feminina:

1º – Luzinete dos Santos/equipe Prefeitura de Bom Jesus: tempo de 18 minutos e 39 segundos;

2º – Rosangela Gomes de Moraes/equipe Unimed: tempo de 19 minutos e 22 segundos;

3º – Gabriela Motta da Cruz/equipe Shorikan: tempo de 19 minutos e 27 segundos.

Foto: Carlos Pasti

You may also like