Requerimento destaca a necessidade de ambientes adaptados e atendimentos especializados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Foto: Reprodução/ALEGO
O deputado estadual Amilton Filho (MDB), enviou um requerimento ao presidente da Assembleia Legislativa do estado, Bruno Peixoto (UB), solicitando a implementação de políticas de suporte e inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos atendimentos da rede estadual de saúde. O documento propõe a disponibilização de ambientes adaptados em toda a rede, incluindo salas sensoriais e atendimentos especializados, assegurando o direito à atenção adequada para o público autista.
Amilton Filho destaca que a oferta de ambientes e profissionais capacitados é um direito fundamental para os autistas, e o Estado tem a responsabilidade de garantir essa preservação. Na justificativa do requerimento, o deputado ressalta a importância de ambientes adaptados e pessoal treinado para acolher os pacientes autistas, proporcionando suporte especializado em todos os ambientes da saúde pública estadual. O objetivo é criar espaços que ofereçam conforto e minimizem influências externas consideradas superestimulantes para essas pessoas.