Foto: Divulgação/Alego
O deputado estadual Amilton Filho (MDB) apresentou um projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) para a criação do Dia Estadual de Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo. A proposta já foi aprovada na votação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e deve ser celebrada anualmente no dia 25 de outubro.
O objetivo do Dia Estadual de Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo é conscientizar a sociedade sobre a importância de melhores relações e interações com essas pessoas, além de dignificar oportunidades de trabalho e construir políticas públicas que assegurem uma maior acessibilidade e autonomia. As prioridades da proposta são garantir acessibilidade, principalmente no âmbito escolar e educacional, propagar informações sobre os direitos reservados às pessoas com nanismo, combater qualquer forma de discriminação ou exclusão por conta da deficiência, propiciar um sistema educacional inclusivo e proteger a pessoa com nanismo de toda forma de negligência, discriminação e violência.
Amilton Filho destacou a difícil realidade que muitas pessoas com essa condição enfrentam e como isso torna a conscientização necessária. “Em muitas situações, as pessoas com nanismo são obrigadas a lidar com o preconceito e a discriminação social. O dia 25 de outubro é um marco mundial na valorização de políticas públicas de inclusão e acessibilidade”, afirmou.
Com o parecer positivo da CCJ, a proposta de Amilton agora seguirá para trâmites mais avançados na Assembleia Legislativa e deve ganhar novos desdobramentos em breve. A criação do Dia Estadual de Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo pode ser um importante passo na conscientização e luta contra o preconceito e discriminação sofridos por essas pessoas.