Vídeo mostra técnica administrativa abordando questões de identidade de gênero com crianças, gerando polêmica e reação de parlamentares.
Por Richelson Xavier
Os deputados federais Gustavo Gayer (PL-GO) e Amália Barros (PL-MT) expressaram indignação diante de um vídeo que mostra uma técnica administrativa transexual abordando ideologia de gênero com crianças em uma escola de Várzea Grande, Mato Grosso. A polêmica envolvendo o ensino desses temas ganha destaque e promete ser alvo de ação na Comissão de Educação.
No vídeo, a técnica administrativa da Escola Mercedes de Paula Soda, identificada como Rô Manú, expõe a ideia de que a identidade de gênero é uma construção e incentiva o respeito à diversidade. As declarações provocaram reações dos parlamentares, que prometem uma moção de repúdio na Comissão de Educação.
Em resposta à controvérsia, Rô Manú reforçou que sua intenção era promover a educação contra o preconceito e a violência. Ela destacou a importância da conscientização sobre transfobia e homofobia, mas ressaltou que sua fala foi distorcida por motivos políticos e ideológicos.
A Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande considerou o ocorrido um “fato isolado” e afirmou que não há prática de ideologia de gênero em suas escolas. A nota ainda garantiu que serão esclarecidos os eventos e que a administração municipal está comprometida com uma política educacional livre de discriminação.
Com informações do Pleno News