Dia D é parte das estratégias para aumentar a cobertura vacinal em todo o País.
Foto: Divulgação
Cinco mil doses de vacinas contra influenza, sarampo e covid foram aplicadas no último sábado, 28, só em Anápolis, durante o Dia D, que teve como objetivo aumentar a cobertura vacinal em todo o País. Além da mobilização nacional, a Secretaria Municipal de Saúde também está desenvolvendo algumas estratégias para alcançar um maior número de pessoas.
“Já estamos nas escolas vacinando contra a covid. A proposta é estender ainda mais a crianças menores e também alcançar um maior número de idosos, gestantes e puérperas”, conta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Anápolis, Mirlene Garcia.
Ela ressalta a importância das vacinas, principalmente para as crianças e idosos, que são os mais acometidos com doenças respiratórias nesta época do ano. Na rede de imunização municipal também estão disponíveis as vacinas contra a covid e as de rotina. A coordenadora chama a atenção para as pessoas que precisam receber essas doses. “Precisamos que a população fique atenta. Ainda não saímos da pandemia e estamos em um período favorável para doenças respiratórias. E o complemento da caderneta é fundamental para proteção de outras doenças”, explica Mirlene.
A vacina contra a influenza está disponível para os seguintes grupos: idosos com mais de 60 anos; trabalhadores de saúde; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; professores; forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; e trabalhadores portuários.
A vacina contra a covid está disponível em todas as doses para completar o esquema vacinal nos locais em que são distribuídas conforme o imunizante (anapolis.go.gov.br/vacinacao-em-anapolis). Também há a campanha de imunização contra o sarampo para trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos. Nos distritos de Interlândia, Souzânia, Goialândia e Joanápolis, além do povoado de Branápolis e Vila São Vicente, a vacinação acontece conforme agendamento na unidade de saúde local.
Locais (influenza e vacinas de rotina):
8h às 16h:
Unidade Dr. Illion Fleury Jr
Maracananzinho
Boa Vista/Santa Isabel
São Carlos
Vila Norte
Jardim Guanabara
Santa Maria de Nazaré
JK
Tropical
São Lourenço
Jardim Suíço
São José
Vila Fabril
Paraíso
Vivian Parque
Calixtópolis
São Vicente
Munir Calixto
Vila Formosa
João Luiz de Oliveira
Arco Verde
Arco-Íris
Calixtolândia
Vila Esperança
Santo Antônio
Maracanã
Alexandrina
Adriana Parque
Parque dos Pirineus
8h às 21h:
Bandeiras
Anexo Itamaraty
Recanto do Sol
Bairro de Lourdes
Filostro Machado
Vila União