Programa lançado pelo prefeito Roberto Naves destina recursos para todas as unidades da Rede Municipal de Ensino.
Anápolis, Goiás – 03 de abril de 2024 – O prefeito Roberto Naves (Republicanos) neste ano de 2024, fez o repasse de R$ 3 milhões às escolas da Rede Municipal de Ensino de Anápolis, como parte do Programa de Autonomia Financeira às Instituições Educacionais (Pafie). Com esse montante, o total de recursos distribuídos pelo Pafie ultrapassa a marca de R$ 10 milhões, beneficiando 108 unidades educacionais.
“Confiamos no trabalho dos diretores escolares na aplicação dos recursos recebidos, uma vez que são eles que vivenciam o dia a dia das unidades e sabem o que elas precisam. Nossos diretores poderão fazer os reparos e investimentos necessários para que Anápolis se mantenha com a melhor educação de Goiás”, afirmou o chefe do Executivo.
Os recursos do Pafie, são provenientes da arrecadação de impostos municipais como IPTU e ISS, além de repasses de ICMS por parte do Estado, são destinados aos diretores das unidades escolares, que podem utilizá-los conforme as prioridades de cada uma. Isso inclui despesas de capital e custeio geral, reparos ou melhorias na estrutura física das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), além da implementação de ações pedagógicas.
Ao longo de seus quase oito anos de mandato, Roberto Naves expandiu os números de vagas na Rede Municipal de Ensino. Quando assumiu o primeiro mandato em janeiro de 2017, eram 33.045 estudantes matriculados. Em 2024, esse número já alcança 37 mil e deve aumentar com a abertura de novas unidades e a reforma e ampliação de outras. Segundo o prefeito, até o final do deste ano deve ser abertas mais de seis mil novas vagas na educação.
Na educação infantil, além do Cmei do Parque dos Pirineus, estão em construção novas unidades no Jardim Promissão, Vila João Luiz de Oliveira (Jandira Bretas), Vila Norte (Air Borges), Nova Vila (Maura Helena), e a reforma e ampliação do Cmei Arnaldo Steckelberg, no Bairro São Lourenço.
Ampliação da Rede
Diversas escolas municipais estão em construção, como as do Setor Industrial Munir Calixto, Setor Summerville e Vila Fabril. A Escola Municipal Gomes Santana Ramos, em Souzânia, já teve sua reforma e ampliação concluídas. Além disso, obras significativas estão em andamento nas escolas Tasso Barros Vilela, no JK Nova Capital; Dinalva Lopes, na Vila Esperança; Rodolf Mikel Ghannam e Moacyr Romeu Costa, ambas no Paraíso; e Realino José de Oliveira, no Jandaia.
“Qualquer demanda que exista no nível fundamental será totalmente contemplada com essas obras. No ensino infantil, vamos praticamente zerar o déficit que existe hoje”, destacou Naves.
Até o final do ano, outras unidades, como a Escola Lions Anhanguera, na Vila Formosa, que será reconstruída, receberão ordem de serviço. “Trabalhamos sempre para dar a melhor educação às nossas crianças e adolescentes e, claro, deixar os pais tranquilos. Nossa rede, com essa grande transformação, terá todos os Cmeis e escolas com estrutura para os professores poderem ensinar e os estudantes tenham ainda mais vontade de aprender”, concluiu o prefeito.