Novo espaço oferece suporte para pequenos negócios, com foco em capacitação e autonomia de famílias vulneráveis.
A Prefeitura de Anápolis inaugurou nesta sexta-feira (18) a segunda unidade da Sala do Empreendedor Social, um projeto voltado à transformação social por meio da geração de renda, qualificação e autonomia financeira. O novo espaço, localizado na sede da Secretaria Municipal de Assistência e Políticas Sociais, no bairro Cidade Jardim, foi lançado em parceria com o Sebrae e dará prioridade a cidadãos atendidos pela rede socioassistencial.
Durante entrevista coletiva, o prefeito Márcio Corrêa (PL) destacou que a proposta da sala vai além de um espaço físico: é uma ferramenta concreta para romper ciclos de pobreza. “Anápolis tem uma vocação empreendedora, especialmente no setor de serviços. Nosso maior legado será preparar a mão de obra local, transformar quem hoje depende de programas sociais em cidadãos com dignidade plena e oportunidades reais de trabalho. Por isso criamos parcerias para ofertar milhares de cursos e agora oferecemos todo o suporte contábil, legal e técnico para que essas pessoas possam abrir e manter seus negócios dentro da legalidade”, afirmou.
Corrêa também criticou antigas práticas assistencialistas que, segundo ele, não enfrentavam a raiz do problema da exclusão social. “Uma cidade com o segundo maior PIB de Goiás não pode se limitar a distribuir presentes no fim do ano. O que estamos fazendo é resgatar a função do poder público: tirar pessoas da rua, da pobreza, e oferecer trabalho. Estamos mantendo o acolhimento aos vulneráveis, mas também levando prosperidade até quem precisa por meio de oportunidades reais”, disse.
A nova unidade funcionará de segunda a sexta-feira e contará com atendimento gratuito de profissionais capacitados para formalização de MEI, orientações sobre gestão, investimentos e emissão de nota fiscal. O atendimento do Sebrae também segue disponível em outras três unidades: Agência Regional (Jundiaí), CEITEC e ACIA. A prefeitura reforça que quem deseja participar de cursos de capacitação, se inscrever em vagas de emprego ou expor em feiras como a Expoana deve se cadastrar na equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência e Políticas Sociais.