Por: Pedro Pôncio
Anápolis – Os acontecimentos recentes no cenário político brasileiro, trouxeram a tona um tema subvalorizado no debate popular, mas que se mostrou de um valor sem precedentes para o cidadão brasileiro, o tema da liberdade de expressão.
Esse tema se tornou caro, devido as recentes decisões arbitrárias e inconstitucionais da suprema corte do Brasil, que visam cercear a liberdade de opinião usando malabarismos jurídicos, chamados hora de inquérito das fake news, hora de movimentos antidemocráticos, cujo objetivo é reprimir as massas usando artifícios que promovem à ameaça e o medo.
Pessoas recebendo busca e apreensão em suas casas pela PF, pelo simples fato de terem expostas na internet a sua opinião sobre o sistema eleitoral do seu país, outras sendo vítimas de mandados de prisão pelo mesmo motivo, mostra que a liberdade de expressão (que é um direito individual, natural e sagrado) já não existe mais no Brasil.
Em dias tão sombrios, vale lembrar de que por mais que o Art. 5º da constituição nos garanta nos termos da lei, a liberdade de fala, a constituição Federal não consegue dar a liberdade, senão de reafirmar que a liberdade é um direito fundamental e que todos os seres humanos, independente de etnia, cor ou classe social, nascem livres e iguais em direitos, pois o verdadeiro garantidor da liberdade não é a Constituição Federal, mas o próprio Criador do universo.
Os valores fundamentais que construíram a cultura ocidental, têm como base a ética cristã, que no que lhe concerne, se trata dos valores eternos da Bíblia sagrada. Na fé cristã a fala é algo tão sagrado, que o próprio YAHWEH em Gênesis cria todas as coisas pelo poder da sua Palavra; “e disse Deus, haja luz, e houve luz”, o evangelista João também inicia o seu evangelho declarando que quem estava no princípio com Deus era o próprio Verbo, ou seja, o LOGOS, que em uma leitura mais interessada, o leitor da Bíblia irá descobrir que se trata do próprio filho de Deus, Jesus. Ele é o logos, o verbo, a própria Palavra criadora de Deus.
O terceiro grande mandamento também envolve a fala, pois o simples ato de falar de forma vã o nome de Deus, constitui pecado. Diante disso há algo inevitável a ser dito, o Brasil é um país cuja importância da fala foi banalizada ao longo dos tempos, as raízes marxistas cravadas na cultura do país formam uma geração que muito fala, mas pouco consegue dizer, uma geração que não se assenta para ouvir, mas ousa se levantar para falar. Resta-nos então duas coisas; lutar para que a qualquer preço a liberdade de fala reine soberana em nosso país, para ser garantido um direito que é legítimo, natural e sagrado, ao passo que lutaremos também para resgatar os valores superiores e morais que nos lembram o tempo todo que idiotices sempre serão ditas por idiotas, mas que a nós cabe ajudar essa geração a se alimentar de bons valores e a valorizar a importância também do silêncio.

Pedro Pôncio é casado, tem 30 anos. É teólogo e ativista político. É professor no church college e também criador de um método de interpretação bíblica. Pôncio é conservador e também atua como voluntário na comunidade de fé Church City na cidade de Anápolis-GO. Intagram @pedroponciobr