O ministro das comunicações de Lula também deverá explicar sobre articulações com o governo chinês na discussão sobre a regulação das redes sociais no Brasil.
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) apresentou requerimento na Comissão de Comunicação solicitando a convocação do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira. A medida busca esclarecimentos sobre o projeto Rede Minerva, que possui orçamento superior a R$ 54 milhões e foi apontado em reportagens como instrumento de monitoramento de parlamentares da oposição e influenciadores.
O pedido também inclui explicações sobre possíveis favorecimentos a ex-servidores da SECOM com uso de verbas públicas e sobre declarações do presidente Lula que indicam diálogo com o governo da China para tratar da regulação das redes sociais no Brasil. Segundo o requerimento, as denúncias levantam preocupações em relação à liberdade de expressão, ao uso político da máquina pública e à soberania digital do país.