Por Richelson Xavier
Anápolis, 18 de abril de 2024 – A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) ampliou, nesta quinta-feira (18/04), a faixa etária para vacinação contra a dengue. A medida, que visa evitar o desperdício de doses do imunizante, possibilita a aplicação da vacina em pessoas entre 4 e 59 anos de idade.
Ampliação temporária visa evitar perdas
A ampliação da faixa etária é temporária e ficará vigente até o esgotamento das doses remanescentes distribuídas pelos 246 municípios goianos. As doses do imunizante possuem prazo de validade previsto para o próximo dia 30 de abril.
Vacinação contra dengue em Goiás
Até o momento, Goiás já utilizou 93.580 unidades da vacina contra a dengue, o que representa 60,4% do total de doses enviadas ao estado pelo Ministério da Saúde (MS). A campanha de vacinação teve início no dia 15 de fevereiro, em 134 municípios prioritários com maior incidência da doença. Em 4 de abril, a SES-GO ampliou a vacinação para todo o estado, devido à baixa procura pela população e à proximidade do vencimento do imunizante.
Números da dengue em Goiás
- Mortes: 117 confirmadas e 151 em investigação
- Casos notificados: 222.106
- Casos confirmados: 109.978
- Internações: 2.389 (de janeiro a abril)
Premiação para municípios que se destacaram na vacinação
Também nesta quinta-feira, o Governo de Goiás premiou os municípios que mais se destacaram na imunização contra a dengue. O troféu ‘Zé Gotinha do Cerrado’ foi entregue aos gestores dos 94 municípios que aplicaram acima de 70% das doses recebidas.
Destaques da premiação:
- Troféu diamante: Paranaiguara, Davinópolis, Goiandira e Porteirão (aplicaram 100% das doses no público-alvo)
- Troféu ouro: 40 municípios (utilizaram mais de 90% das doses)
- Troféu prata: 29 municípios (atingiram mais de 80% das doses)
- Troféu bronze: 21 municípios (aplicaram mais de 70% das doses)
Vacina contra a dengue: importante para evitar internações e mortes
O secretário estadual da Saúde, Rasível Santos, reforçou a importância da vacinação contra a dengue como estratégia para evitar internações e mortes pela doença. O imunizante deve ser aplicado em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.