Ronaldo Caiado critica crise entre os poderes e falta de clareza no sistema de governo.
Por Richelson Xavier
Anápolis, Goiás – 02 de julho de 2024 – O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UN), fez duras críticas à atual desordem institucional no Brasil, afirmando que ela impede o crescimento do país. “Nenhum país cresce com esse nível de desordem institucional que está criado no país”, disse Caiado, destacando sua experiência de seis mandatos no Congresso Nacional como deputado e senador. Ele comparou a crise atual a períodos críticos como as cassações de Collor e Dilma Rousseff, ressaltando que “hoje em dia, tudo é crise. É crise no Supremo, é crise na Assembleia, no Congresso Nacional, é crise no Executivo”.
Caiado destacou a insatisfação da população com a desordem política que desvia a atenção das necessidades básicas. “Se eu estou querendo a educação, saúde, emprego, renda, segurança pública, aí de repente vem essa desordem institucional no país”, afirmou. Ele enfatizou a importância de respeitar a Constituição e as decisões judiciais, mas criticou a falta de clareza sobre o sistema de governo. “Nós somos presidencialistas. Está na Constituição ou Semipresidencialismo? Então, que seja a régua do presidencialismo imposta no país. Ora, se é parlamentarismo, vamos mudar o sistema eleitoral”.
O governador alertou que a situação híbrida atual, onde não se sabe claramente quem manda, resulta em uma “pulverização de confrontos sem que haja uma produção para a sociedade que espera”. Ele lamentou que o Brasil esteja perdendo espaço para outros países e destacou a necessidade urgente de organizar a classe política e o desenvolvimento do país. “Vietnã, Camboja, Coreia do Sul, quer dizer, isso tudo hoje se transformou em verdadeiros países de referência. E nós continuamos com esse atraso”, concluiu.