Deputado denuncia manipulação eleitoral e aponta crimes cometidos por institutos de pesquisa em Goiás.
Por Richelson Xavier
Em vídeo publicado em suas redes sociais, o deputado federal Gustavo Gayer (PL) criticou duramente os institutos de pesquisa de Goiás, acusando-os de manipularem os resultados eleitorais em Goiânia. Segundo Gayer, as pesquisas esconderam deliberadamente a força do candidato Fred Rodrigues, apoiado por Jair Bolsonaro, o que teria prejudicado sua performance no primeiro turno das eleições. “Se as pesquisas tivessem falado a verdade, Fred teria vencido no primeiro turno”, afirmou o deputado.
Gayer ressaltou que a manipulação dos resultados influenciou o voto útil de eleitores que, receosos com a vitória do PT, optaram por outros candidatos. “Eles mentiram descaradamente, escondendo Fred Rodrigues das pesquisas. Foi um crime eleitoral”, acusou o deputado, sugerindo que os institutos agiram com má-fé para distorcer a percepção dos eleitores. Ele também criticou os veículos de comunicação locais por divulgarem esses dados manipulados.
O parlamentar defendeu que uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) seja aberta para investigar os institutos de pesquisa que, segundo ele, cometeram crimes ao longo do processo eleitoral em diversas capitais do país. “Vamos convocar esses institutos para a CPI das Pesquisas. Eles terão que explicar o que fizeram”, declarou Gayer, direcionando suas críticas ao Instituto Direct e Goiás Pesquisas, entre outros. Ele afirmou que esses institutos devem ser responsabilizados pelas distorções que, em sua opinião, prejudicaram a candidatura de Fred Rodrigues.
Para Gayer, o segundo turno em Goiânia será uma oportunidade para os eleitores corrigirem o erro causado pelas pesquisas manipuladas. “Agora todo mundo já viu que Fred está na frente. Não há mais como negar. E no segundo turno, vai dar Fred”, concluiu o deputado.