Tempo de espera para atendimento emergencial na Vila Norte foi de 25 segundos
Fotos: Paulo de Tarso/ Prefeitura de Anápolis
No primeiro dia de reforma da UPA da Vila Esperança, o Hospital Municipal Alfredo Abrahão (HMAA) e a Unidade Mista da Vila Norte atenderam as expectativas da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e absorveram as demandas da unidade de portas abertas com atendimento 24h.
Segundo dados da Semusa, ao longo de todo o dia, o Hospital Municipal Alfredo Abrahão realizou 348 atendimentos. Destes , 05 foram classificados como emergência (vermelho), 09 como muito urgente (laranja), 87 como urgente (amarelo), 224 como pouco urgente (verde) e 23 como foram classificados como azuis (não urgente) – devendo ser atendido Unidade de Saúde da Família (USF). “Uma dor na lombar, por exemplo, que a pessoa está há meses sentido mas quer um medicamento, deve ser atendida nesses postos”, explicou a secretária de saúde, Jaqueline Rocha.
A secretária afirmou que o tempo médio de espera por atendimento está dentro do preconizado pelo Ministério da Saúde, variando entre 12 minutos (laranja) e 57 minutos (azul). No entanto, ela explica que a população tem a possibilidade de receber o mesmo tratamento em um período muito mais ágil, caso busque a Unidade Mista da Vila Norte – que está com demanda muito menor.
“Temos na Vila Norte os mesmos medicamentos, os mesmos aparelhos para raio-x, por exemplo. Então as pessoas que procurarem a unidade de saúde poderão ser atendidas mais rápidas com a mesma qualidade”, explicou.
Na unidade da Vila Norte, 133 pessoas foram atendidas ao longo desta quinta-feira (11) – sendo que o único paciente em estado de emergência foi atendido em 25 segundos. Outros quatro diganósticos foram classificados como muito urgentes (laranja), cujo tempo de espera foi de 6 minutos e 24 segundos. Os demais 34 foram classificados como urgentes (22 minutos), 51 casos considerados pouco urgentes (44 minutos) e 43 não urgentes – 59 minutos.
Reforma
O Hospital Municipal Alfredo Abrahão e a Unidade Mista Vila Norte foram escolhidas para absover os atendimentos de urgência e emergência da UPA da Vila Esperança – já que a unidade passará por ampla reforma.
Esse fluxo deve seguir até domingo (15), quando está previsto que o antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio estará equipado para atender estes pacientes.












