Lisieux concede título ao Sr. José Borges

O Vereador Lisieux José Borges (PT), apresentou na manhã desta segunda-feira (03), Projeto de decreto legislativo que concede o título de cidadão anapolino ao senhor José Borges seu Pai.

A previsão e que o projeto siga para votação ainda esse ano no plenário Teotônio Vilela.

Currículo do Sr. José Borges

José Borges nasceu em Jaraguá, no dia 24 de março de 1933, e mudou-se para Anápolis com a família no mesmo ano, com poucos meses de nascido. Em nossa cidade, ao longo de seus 85 anos de idade, completados em 2018, ele se tornou conhecido por uma efetiva ação filantrópica, à qual tem se dedicado ao longo da sua vida, particularmente ao trabalho junto às pessoas em situação de pobreza extrema, prestando apoio material, espiritual e, sobretudo, encaminhando-as para a superação dessa condição. Na juventude trabalhou como tipógrafo e editor de livros, tendo também atuado por vários anos no interior de Goiás como dentista prático. Casado com Lourdes Barbosa Borges há quase sete décadas, eles têm sete filhos.

Em face da sua inserção social e religiosa, José Borges também participou ativamente de diversos movimentos da Igreja Católica, contribuindo com a formação espiritual de muitas gerações. Dentre os movimentos aos quais se dedicou, inclusive como dirigente, destacam-se: Cursilho de Cristandade,Encontro Conjugal, Curso de Noivos, Curso de Pais e Padrinhos,Treinamento de Liderança Cristã (TLC).Foi Vice Presidente do Serra Clube Internacional.Ajudou a fundar Comunidades Eclesiais de Base em várias cidades. E continua servindo como Ministro Extraordinário da Eucaristia.

Em todo esse tempo, tem se dedicado de maneira especial à Sociedade São Vicente de Paulo como vicentino atuante e vocacionado ao serviço dos mais necessitados. Como vicentino foi Presidente do Conselho Metropolitano de Anápolis, Presidente do Conselho Particular Bom Jesus, Vice-Presidente do Asilo São Vicente de Paulo, Diretor da Escola de Caridade Ozanam. Ajudou a fundar Conferências Vicentinas em cerca de 25 cidades, tendo sido presidente da Conferência São ContardoFerrini. Além disso, prestou serviço voluntário durante vários anos no Leprosário de Anápolis, no Lar Monsenhor Pitaluga, no Centro Comunitário Vicentino de Goiânia, entre outras instituições filantrópicas. Ajudou a construir centenas de casas para os assistidos, além de creche, albergue noturno e centro comunitário.

Em virtude do reconhecimento sobre essa atuação singular e coerente, foi eleito Vereador por três mandatos, tendo recebido expressiva votação em todos os pleitos dos quais participou. Como vereador teve destaque na elaboração da Lei Orgânica do Município de Anápolis, promulgada em 1990, tendo apresentado o maior número de emendas ao projeto. Por sua atuação reconhecida, recebeu a Medalha do Mérito Parlamentar, em 2000. Foi contemplado,pela Prefeitura de Anápolis, com a Comenda Gomes de Souza Ramos, em 2009, e pela Câmara Municipal de Anápolis, com a Comenda Henrique Santillo, em 2011. Recebeu ainda, do Rotary Club de Anápolis, o diploma de Mérito Profissional, em 2009.

You may also like