Prefeito diz que ação é conjunta entre Prefeitura, Ministério Público, Equatorial e provedores de internet para evitar novas tragédias e garantir segurança à população.
Por Richelson Xavier – Foto: Paulo de Tarso
O prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL), anunciou nesta terça-feira (7) o início do programa Anápolis Rede Segura, que tem como meta eliminar fios e cabos irregulares dos postes da cidade em até 180 dias. A ação, que reúne Prefeitura, Ministério Público, Equatorial Energia, Anatel e 37 provedores de internet, foi definida em reunião com o promotor Alberto Francisco Cachuba Júnior, da 15ª Promotoria de Meio Ambiente e Urbanismo.
Segundo o prefeito, o encontro marcou um momento de “otimismo e união de esforços”. “Definimos planos de trabalho, metas e um tempo para virar a página dessa história que aflige a cidade. O objetivo é ter uma Anápolis organizada, sem cabos soltos e sem risco à vida da população”, afirmou. Márcio destacou que haverá reuniões mensais para monitorar os avanços e que o plano também mira o futuro: “Precisamos pensar Anápolis para os próximos 10, 20 anos, com planejamento e resultados concretos.”
Durante a entrevista, Márcio Corrêa ressaltou que a responsabilidade pela fiscalização é da Equatorial, mas que houve “falhas claras” no cumprimento dessa função. “Cada um precisa fazer o seu papel. A Prefeitura está abrindo chamado e lançando o programa Rede Segura para trazer tranquilidade e segurança à população. As empresas agora terão que agir com seriedade e resolver o problema”, afirmou. O prefeito explicou que o cidadão poderá denunciar fios soltos pelo número 156 ou pelo aplicativo Conecta Anápolis, e garantiu resposta imediata das equipes.
Questionado sobre o caso da morte de João Vítor, de 10 anos — eletrocutado por um fio irregular —, o prefeito afirmou que a Polícia Civil investiga o caso e que os responsáveis serão punidos. “Mais do que discutir de quem é a culpa, precisamos agir para que tragédias como essa não se repitam. Estamos entrando no período chuvoso, e as irregularidades ainda são muitas. Nossa missão é proteger vidas e responsabilizar quem foi negligente”, disse.
O prefeito também comentou que o projeto prevê soluções inovadoras para o futuro, como o estudo de redes subterrâneas. “Vamos buscar referências em cidades que conseguiram bons resultados. Desde janeiro trabalhamos nessa pauta e vamos concretizar o projeto Cidade Limpa, garantindo a segurança dos anapolinos”, completou. Segundo Márcio, o serviço de retirada de fios soltos pela Prefeitura continua, e a partir de agora será intensificado em parceria com os provedores e órgãos fiscalizadores.