Nova Central de Assistência Farmacêutica de Anápolis, faz parte do processo de reestruturação da Saúde, que foi iniciado em novembro de 2018
Da Redação
Foi Inaugurada na manhã da última quinta-feira (07), a Central de Assistência Farmacêutica de Anápolis (CAFA), que agora passa a ter um Sistema inteligente para controle de estoque, espaços apropriados para armazenamento de insumos e medicamentos e distribuição facilitada.
A nova sede está abrigada num espaço de 1,3 mil metros quadrados na Avenida Sebastião Pedro Junqueira, no setor Jundiaí Industrial. O novo local está dividido de forma otimizada, com câmara fria para injetáveis, sala de controlados, sala de judicializados, depósitos de medicamentos vencidos, prateleiras para armazenamento, local de carga e descarga, entre outros adequados que garantem a qualidade e facilitam a distribuição. Ainda há o sistema de gestão de entrada e saída de medicamentos, onde os pedidos das unidades são feitos de modo informatizado.
Em entrevista coletiva, o prefeito Roberto Naves, falou sobre a informatização do local. “Primeiro informatizamos todo o sistema; Quando assumimos a gestão, chegamos numa CAFA com medicamentos vencidos, controle no papel. Esses eram alguns motivos do excesso de gasto com esses insumos. Então informatizamos todo o sistema que agora funciona de forma inteligente, minimizando perdas e com controle total de estoque”, contou o prefeito Roberto Naves.
De acordo com Lucas Leite, secretário de Saúde, a informatização reduz entraves na distribuição de medicamentos na rede municipal, antes recorrentes em Anápolis, deixaram de existir apartir do trabalho feito pela gestão atual, referente à aplicação da tecnologia na central. “Esse trabalho de informatização eliminou gargalos antigos, com o uso de ferramentas corretas e trabalho profissional”, destacou Lucas Leite.
Os medicamentos e os insumos médicos e hospitalares, são comprados em uma quantidade que leva em conta o uso mensal e a validade de cada produto, eliminando assim qualquer problema de desperdício. É possível programar licitações e fazer pedidos antecipados para fornecedores.