Museu Alderico Borges de Carvalho: uma boa opção de lazer nas férias

Fazer uma viagem de conhecimento na cultura e história de Anápolis; essa é a proposta do Museu Alderico Borges de Carvalho

Em julho, crianças e adolescentes aproveitam as “merecidas férias” brincando ou descansando. Mas imagine levar seu filho para um passeio diferente, que une cultura e história. A dica é uma visita ao Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho. O prédio histórico é uma alternativa de lazer, gratuita, para os baixinhos nestas férias.

O museu conta com uma vasta exposição que mescla aspectos da casa e a história local, retratando os pioneiros, o início do arraial, a religiosidade, os animais e os artefatos indígenas. Mostra, ainda, a primeira mesa cirúrgica de Anápolis, fotografias, jornais e outros objetos que retratam a história do Município e do Estado.

Além de ser uma opção de lazer, o Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho é uma ferramenta que permite a preservação da memória cultural do Município, e uma inestimável fonte de pesquisa. Com um rico acervo de documentos, jornais, revistas e fotos antigas, o espaço é uma referência para acadêmicos, jornalistas e escritores que buscam mais sobre a História de Anápolis. “Mais que uma opção de lazer, o Museu é uma fonte de conhecimento. Uma excelente escolha para os pais que desejam uma programação cultural”, assegurou o coordenador do Museu, Jairo Leite.

A secretária Municipal de Cultura Eva Cordeiro explicou que uma das preocupações da Prefeitura de Anápolis, além de levar cultura para todos os anapolinos, é preservar a história. “O Museu Histórico de Anápolis têm materiais que fazem uma conexão com o passado. Instrumentos que ajudam na preservação da nossa cultura e história. Por isso, a Secretaria atua para manter vivo esse patrimônio histórico”, disse a secretária.

História

Museu Histórico de Anápolis foi construído no estilo colonial, no final do século XIX, por José da Silva Batista (Zéca Batista). Em 1971, o então prefeito Henrique Antônio Santillo criou o Museu Histórico de Anápolis, sendo formada, naquele ano, a Comissão Organizadora do Museu Histórico de Anápolis, que teve como presidente o Professor Jan Magalinski. De 1971 a 1975 foram feitas pesquisas sobre a história de Anápolis e também se originou um grande número de doações para o acervo do museu. No dia 26 de julho de 1975, na gestão do prefeito Jamel Cecílio, foi feita a abertura oficial do museu para a visitação pública. A casa foi tombada como Patrimônio Histórico, pela Lei Municipal nº 1824 em 1991.

Visitação

O Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho fica na Rua Coronel Batista, nº 323, centro. As visitas podem ser realizadas das 8h às 17h, de segunda a sexta feiras. Mais informações pelo telefone (62) 3902-1193.

You may also like