No último dia 24 completou exatamente um ano que o nosso querido professor Olavo faleceu, e esta é uma pequena homenagem ao homem que, até nos dias de hoje, exerce considerável influência na vida dos brasileiros.
Por Emerson Faria
Em 2018 eu havia acabado de voltar para a igreja. Após alguns anos afastado dos caminhos de Deus, Jesus me livrou de uma vida terrivelmente miserável e de uma morte pior ainda. Porém, mesmo liberto do jugo que outrora me aprisionava, eu ainda me sentia perdido em relação ao caminho que deveria seguir na vida, que faculdade deveria cursar e qual profissão exercer. Eu não conhecia o meu propósito.
Aos 18 anos, todos ao meu redor pareciam estar definindo suas rotas e amando o que escolheram fazer, mas eu não fazia idéia do que amava. Não suficiente, me sentia enganado, parecia que quase tudo que tinha aprendido estava errado, me incomodava com a sensação de que meus professores e até meus familiares me contaram versões incoerentes e consequentemente inverídicas da história e do mundo. Para piorar a situação, a percepção que eu tinha era a de que eu era o único que enxergava as incoerências dos ideais propagados na sociedade, e que todos ao meu redor não estavam somente cegos para elas, mas, em muitas situações, optavam pela cegueira ante a oportunidade de cura.
Foi gerado em mim, por intervenção divina (pois eu nunca seria capaz de despertar por mim mesmo), um espanto com a minha própria idiotice – no sentido mais etimológico da palavra grega – e uma vontade de buscar o conhecimento, por saber que a minha liberdade estava ameaçada e que eu continuaria tendo minha vida controlada de fora se não conhecesse a verdade. O problema é que eu não sabia nem por onde começar a buscar esse conhecimento, e foi aí que, graças a Deus, eu escutei algumas palavras do professor Olavo.
Algum tempo depois eu comprei o livro “O Jardim das Aflições”, foi uma leitura difícil para alguém que antes não gostava nem mesmo de olhar para livros. Tive que me esforçar bastante até que chegasse ao ponto de entender as sábias palavras do professor, e hoje, após algum tempo, posso dizer que tenho o privilégio de conhecer, compreender, absorver e aplicar de forma eficaz os ensinamentos que ele deixou.
Por motivos que não cabe citar aqui, eu ainda não sou aluno do COF, mas considero Olavo meu professor com toda certeza. A leitura do jardim das aflições abriu minha visão, motivou meu coração e confortou minha mente. Quase todas as leituras que fiz após isso foram apenas complementos do que eu já havia aprendido com as obras magistrais do Olavo. Com ele eu aprendi o mais importante: amar a verdade e me comprometer todos os dias com ela.
Como alega uma de suas obras: “Não há certamente maior benefício que se possa fazer a um semelhante: mostrar-lhe o caminho do espírito e da liberdade, pelo qual ele pode se elevar a uma condição que, dizia o salmista, é apenas um pouco inferior à dos anjos. Tal é, substancialmente, a forma concreta do amor ao próximo: dar ao outro o melhor e o mais alto do que um homem obteve para si mesmo.”
Olavo nos ofereceu, por meio de suas obras, o que ele obteve de melhor para si mesmo: a verdade e a possibilidade de conquistar a liberdade que ela proporciona ao indivíduo que a ama. Ele, ao compartilhar o que de mais alto obteve para si, amou todas as milhões de pessoas que tiveram suas vidas influenciadas por ele direta e indiretamente, mesmo sabendo que seria atacado por isso.
Como todo ser humano, Olavo não era perfeito, mas Deus o usou para mudar minha vida. Hoje não estou mais perdido, hoje conheço o meu propósito, hoje amo o meu propósito, amo a verdade e a liberdade que ela me proporciona e não sou mais refém da insegurança, do medo de estar sendo manipulado pelas ideologias incoerentes e inverídicas que tentaram me ensinar, pois hoje tenho uma certeza: “sapientiam autem non vincit malitia”.
Obrigado por tudo, professor Olavo.
Emerson Faria, anapolino, acadêmico de direito, cristão e conservador. @emersonfaria.cc
Texto incrível, realmente da para sentir o impacto que o professor teve em sua vida. Além de pontuar coisas realmente primordiais na vida de um indivíduo que estão ocultas na mente da maioria das pessoas.
Bom ver que temos um jovem realmente esclarecido com textos coerentes e sem o famoso achismo sem basamento.
Parabéns
Que orgulho saber que ainda existem jovens em busca da verdade. Sábias palavras.
Ótimas palavras! Em meio a tantos descasos, é muito bom saber que a jovens como você que busca conhecimento e veracidade, que você consiga influenciar outros jovens de uma forma sábia.
Meus parabéns! Você será um excelente profissional.👏👏
Parabens muito forte essa sua historia que te abençoe
Uma leitura boa e leve a muito que não lia nada tão sincero, adjetivo pouco encontrado na maioria dos sites de notícias, mas oque me fez contente foi um jovem encontrando o próprio caminho, parafrasiando Shakespeare “Todos os caminhos são errados se você não sabe aonde quer chegar”.
Também deixo o meu obrigado ao professor Olavo por seus ensinamentos e devoção.
Parabéns pelas ótimas palavras. Admiro jovens assim como você, que está sempre em busca de conhecimento.
Continue assim, você será um excelente profissional!
Meus Parabéns, o nosso País precisa de mais jovens com essa visão, que a sua experiência possa influenciar mais jovens.
Que Deus te abençoe grandemente