Foto: Divulgação/Internet
Mais da metade dos brasileiros, 52%, acredita que o país corre o risco de adotar o comunismo, de acordo com uma pesquisa do Datafolha publicada no sábado (1). Por outro lado, 42% dos participantes discordam dessa perspectiva, sendo que 30% discordam completamente e 12% em parte. Outros 6% não souberam ou optaram por não responder.
O estudo foi realizado com 2.010 entrevistados acima de 16 anos em 112 cidades brasileiras, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre aqueles que concordam com a possibilidade do Brasil se tornar comunista, 33% concordam totalmente e 19% concordam em parte. Essa visão é mais comum entre os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições de 2022, chegando a 73%. Em contraste, os eleitores de Lula são os mais céticos em relação a essa possibilidade, com 61% considerando isso improvável. Apenas 32% dos apoiadores de Lula concordam com essa perspectiva.
No que diz respeito ao regime militar, quase metade dos entrevistados, 47%, considera que ele não trouxe benefícios para o país. Dentro desse total, 35% estão completamente convencidos dessa afirmação, enquanto 13% concordam parcialmente.
No entanto, 36% dos entrevistados acreditam que o regime militar proporcionou algum benefício ao Brasil. Dentre eles, 15% concordam totalmente e 21% concordam parcialmente. Entre os apoiadores de Bolsonaro, essa crença é ainda mais forte, com 44% acreditando na existência de benefícios do período militar.
Com informações do Hora Brasília