Foto: Divulgação
Brasília – O Partido Liberal, comandado por Valdemar Costa Neto, entrou com um pedido de cassação do mandato do deputado federal do PCdoB do Maranhão, Márcio Jerry. Durante reunião da Comissão de Segurança Pública, na última terça-feira, 11, ele abordou a deputada Julia Zanatta (PL-SC) de forma inapropriada com a intenção de intimidá-la.
Na representação assinada por Costa Neto, o Partido solicita que seja instaurado processo ético-disciplinar contra Márcio Jerry, e punição com a perda de seu mandato por quebra de decoro parlamentar, como medida pedagógica e exemplar para evitar que atos semelhantes ao ocorrido com a deputada do PL não se repitam no Parlamento brasileiro.
“A atitude do Representado é exemplo de comportamento incompatível com o decoro parlamentar, que diminuem, que ridicularizam, que leva ao descrédito a Câmara dos Deputados e o Congresso Nacional. É grave a conduta praticada pelo deputado Márcio Jerry e deve ser punida de forma cabal com a cassação de seu mandato”, diz um trecho da ação.
Para o PL, a atitude de Márcio Jerry infringe as regras de boa conduta, e configura o desacato promovido com Julia Zanatta, absorvidos pelos incs. II, III e X, do art. 5º do Código de Ética e Decoro Parlamentar.
“O comportamento do Representado dista da dignidade que se espera do mandato parlamentar (art. 244 do RICD) e demonstra o completo desrespeito do Deputado perante seus colegas, em evidente abuso de prerrogativa, ao usar uma situação “favorável” do alegado tumulto da Comissão para importunar sexualmente sua colega, cheirando seus cabelos e “colando” o seu corpo com o da ofendida”.