Prefeitura anuncia mudança de risco leve para moderado a partir da próxima segunda

O cidadão pode consultar os novos protocolos no site da prefeitura e saber como a alteração atinge o funcionamento de cada segmento

Por Redação – Foto: Reprodução

“Nós estamos mais uma vez em uma curva crescente.” A advertência do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, nesta quinta-feira, 18, considera o panorama de maior disseminação da Covid-19, a variante do vírus e a ocupação dos leitos de UTI na cidade e no Estado. Diante desta nova realidade, a matriz de risco do município passa do nível leve para moderado a partir de segunda-feira, 22.

“A gente sabe que o Estado de Goiás já se encontra com a capacidade máxima de ocupação de leitos de UTI. Falta material humano, que já está escasso e cansado, você não tem insumos, estrutura física, equipamentos… (Aqui em Anápolis), mantivemos os 50 leitos de UTI e 80 leitos de enfermaria (exclusivos para pacientes da cidade). É um número proporcionalmente alto em relação à oferta do Estado”, analisa Roberto. Neste momento, estes leitos exclusivos de Anápolis estão com mais de 50% de ocupação, o que obriga o município a passar do risco leve para o moderado.

Os 11 protocolos criados e atualizados pela equipe da Vigilância Sanitária do município orientam como cada segmento da população deve proceder. O material está disponível para consulta no portal da Prefeitura, www.anapolis.go.gov.br . Clicando na opção “atividades econômicas”, na página principal do site, é possível acessar um sistema de consulta por CNPJ para indicar ao comerciante a qual protocolo seu estabelecimento corresponde.

Uma das mudanças, por exemplo, diz respeito ao horário de funcionamento dos serviços de alimentação, que no risco leve tinha abertura autorizada até a meia-noite e passa a funcionar até as 22 horas, considerando também a redução de 50% para 30% da capacidade máxima de clientes no local.

Vacinação
Nesta quinta, Anápolis completa um mês de imunização, com diferentes estratégias de ação, com visita em domicílio, formato drive-thru e vacinação in loco, tanto em unidades de saúde para os profissionais quanto nos abrigos. Ontem, o município abriu cinco pontos fixos: no Ginásio Internacional Newton de Faria, CMTT e unidades de saúde do Filostro, Vila União e Vila Norte.

Novidade
Durante coletiva desta manhã, o prefeito Roberto Naves anunciou que a partir da segunda-feira, 22, começa o cadastramento de idosos com idade igual ou superior a 75 anos, mas a vacinação para esta faixa etária depende da chegada de novas doses.
“Com muita calma nós vamos abrir o Zap da Vacina a partir de segunda para pessoas a partir de 75 anos. Já vamos fazer o cadastramento para que, tendo vacina, nós possamos iniciar a vacinação desta faixa etária”, explica o prefeito.

You may also like