Programa Emprega Anápolis busca estimular empregabilidade no município.
Foto: Reprodução
No contexto das estratégias para geração de empregos formais, a Prefeitura de Anápolis se posiciona como um dos grandes centros de formação profissional em Goiás. Entre janeiro de 2020 e junho de 2022, a administração ofereceu qualificação para o mercado de trabalho a 6 mil trabalhadores do município. São cursos gratuitos, ministrados por meio dos Centros de Formação Profissional (Cenfor), Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEITec), Espaço da Oportunidade e ainda em parceria com instituições do Sistema S (Senai, Sebrae e o Senar).
“Os cursos de qualificação geram uma grande oportunidade para os alunos, pois enriquecem o conhecimento para um mercado cada vez mais exigente. Estudar, se preparar, se qualificar, representa estar pronto para novos desafios”, disse o secretário de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, Alex Martins. Somente nos seis primeiros meses deste ano, já são mil trabalhadores capacitados em diversas área como gestão e beleza.
Há duas semanas, Joana Darc de Souza Fontes, de 41 anos, se qualificou através do curso de auxiliar administrativo oferecido pela Prefeitura. Hoje, atua como auxiliar de sala em pedagogia. “Participar das aulas, colaborar com os ensinamentos que tive, é gratificante”, afirma.
Emprega Anápolis
No primeiro semestre deste ano, o programa Emprega Anápolis encaminhou para o mercado de trabalho, somente na Unidade Sine Centro, aproximadamente 400 cidadãos. Flávia Arruda, de 38 anos, é uma delas. “No fim do mês passado, procurei a ajuda da Prefeitura e fui empregada na primeira oportunidade. Estou trabalhando como assistente administrativa de um escritório de engenharia”, comenta.
A capacitação não para por aí. Na área de tecnologia, a Prefeitura disponibilizou, no mês de junho, dois cursos de pilotagem de drone e agropecuária em parceria com o Senar, além da montagem e manutenção de computadores (CEITec), que ainda está em andamento. Todos eles despertaram grande interesse do público. Ao todo, cerca de 300 pessoas se inscreveram.
Para obter mais informações sobre novos cursos de qualificação, os telefones são 3902-2626 e 3902-2034. Já para quem está em busca de oferta de vagas, o contato do Sine é 3902-1350.