Prefeitura lança serviço que vai agilizar agendamentos de exames e consultas na cidade

População poderá entrar em grupos de WhatsApp disponível no site da prefeitura para fazer a sua solicitação

Da Redação

Lançado na última segunda-feira (22), pela prefeitura de Anápolis o ZAP da Saúde, tem como objetivo dar mais celeridade nos agendamentos de consultas, exames e medicamentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

O novo programa da prefeitura vai contar com 50 servidores, que segundo o secretário de Saúde Lucas Leite, todos foram capacitados e treinados pela equipe da regulação ambulatorial; Para acessar basta clicar no link anapolis.go.gov.br/portal/zapdaprefeitura/ e entrar em um dos grupos disponíveis.

Em entrevista, o prefeito Roberto Naves (PTB), disse que o objetivo é aproximar a comunidade do poder público. “Nosso objetivo com esse serviço é aproximar ainda mais a comunidade dos serviços de saúde de forma mais ágil e eficiente”, ressaltou o prefeito de Anápolis, Roberto Naves.

Anúncio

Outro ponto ressaltado pelo prefeito Roberto Naves é a praticidade do serviço. “Numa era totalmente digital, não podemos abrir mão dessas ferramentas tão usuais. É utilizar a tecnologia para melhorar o nosso atendimento”, pontuou. Ele acrescentou ainda a economia que o sistema trará ao cidadão que não vai precisar se deslocar para o agendamento. “Outra prioridade era acabar com aquela rotina de ter que acordar de madrugada, pegar condução apenas para isso. Nosso objetivo é tornar a saúde cada vez mais humanizada”, destacou.

O secretário municipal de Saúde Lucas Leite, contou que o serviço já estava funcionando de modo experimental, após um treinamento para operação do sistema, o mesmo utilizado em toda a rede municipal de saúde. “Dessa forma os atendentes poderão acessar todos os dados do paciente, ver os locais disponíveis e agendar de forma rápida e precisa”, disse.

Funcionamento

O ZAP da Prefeitura, neste primeiro momento, vai funcionar das 7h às 19h de forma ininterrupta, de segunda a sexta-feira, em uma central instalada no Rápido do Bairro Jundiaí. Toda e qualquer solicitação de consultas especializadas como cardiologia, ginecologia, pediatria, neurologia, entre outras, além de exames, medicamentos e outras informações poderão ser feitas pelo sistema. “Em breve abriremos para as unidades básicas de saúde e cirurgias. Também queremos colocar o serviço disponível até meia noite, num curto espaço de tempo”, frisou o prefeito Roberto Naves.

Para acessar o serviço, o cidadão deve ter em mãos o cartão do Sistema Único de Saúde e o encaminhamento. O atendente vai verificar as vagas disponíveis e realizar o agendamento, mesmo daqueles que são referenciados para Goiânia, bem como verificar se o procedimento solicitado é realizado pelo SUS e orientar o paciente. “Em até 72 horas, o cidadão terá a resposta da sua solicitação, seja com o agendamento, com a inserção na regulação ou até mesmo para informar sobre qualquer situação que tenha dúvida”, explicou o diretor municipal de Regulação, Danianne Marinho.

Foto: Bruno Velasco – Dircom

.

You may also like