Lançamento ocorreu nesta terça-feira em Anápolis (GO), marcando o início das atividades de conscientização no trânsito.
Por Richelson Xavier
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está empenhada em reforçar as ações educativas de trânsito em todo o Brasil, dando início ao Maio Amarelo, movimento global em defesa da segurança viária. Com iniciativas que vão desde abordagens educativas com o “Cinema Rodoviário” até campanhas nas redes sociais, a PRF busca conscientizar os motoristas sobre a importância de condutas seguras nas estradas. Além disso, a corporação promove palestras em escolas e empresas, ampliando a conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito.
Com foco especial nos motociclistas, a PRF direciona esforços para conscientizar sobre os perigos e prevenir acidentes envolvendo esse grupo. A antecipação do lançamento do Maio Amarelo para o dia 30 de abril visa coincidir com as ações de educação para o trânsito, marcando o início de um mês dedicado à segurança viária. A solenidade de lançamento, realizada no posto PRF de Anápolis (GO), contou com a presença de diversos parceiros do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), destacando a união de esforços para promover um trânsito mais seguro.
O Maio Amarelo, que surgiu em 2011 como parte da década de ação para a segurança no trânsito da ONU, tornou-se um movimento global de conscientização. No Brasil, alinhado ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), coordenado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Maio Amarelo representa um esforço conjunto entre poder público e sociedade civil para reduzir a violência no trânsito e salvar vidas nas estradas brasileiras.