Primeira turma de jovens do ano foi admitida nesta semana pelo programa do município
Foto: Divulgação
Uma turma de jovens e adolescentes que assinou contrato em cerimônia de boas-vindas realizada no auditório da Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange, na tarde desta terça-feira, 22, agora faz parte do programa Aprendiz Anápolis, sendo os primeiros admitidos no ano de 2022.
“Agradeço a Prefeitura pela oportunidade de fazer parte do programa Aprendiz Anápolis. Eu estou muito animado para o começo das atividades”, diz Gabriel Pedro, de 16 anos, um dos beneficiados. A mãe dele, Maria Luciene, também comemorou a oportunidade recebida pelo filho. “Estou muito feliz. Sou grata à Prefeitura e ao prefeito Roberto Naves por meu filho ter sido chamado com outros jovens.”
A solenidade contou com a presença do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, da primeira-dama, Vivian Naves, da secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andrea Lins, do secretário de Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda, Alex Martins, respectivamente, além do gerente da Renapsi (instituição executora do programa), Estevão Costa, do juiz da Infância e Juventude, Carlos Limongi, e dos vereadores municipais Leandro Ribeiro, Andréia Rezende, Marcos Carvalho e Fred Caixeta.
“A função da Prefeitura é trabalhar a consciência desses jovens, é trabalhar o conceito de responsabilidade, dos princípios básicos”, destacou o prefeito Roberto Naves.
O programa
O Aprendiz Anápolis é um programa municipal que foi melhorado pela atual gestão no ano de 2017 e já atendeu 581 jovens do município até o fim do ano de 2021, buscando a formação profissional e cidadã de jovens e adolescentes, de 14 a 18 anos incompletos, que pertencem a famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo a inclusão social dos participantes que atuarão profissionalmente em setores e departamentos administrativos da Prefeitura de Anápolis.
Além disso, os beneficiados também realizam curso de qualificação voltado a atividades do mercado de trabalho e o acompanhamento constante do rendimento escolar do aprendiz, garantindo que os jovens continuem frequentando a escola e que possam auxiliar financeiramente sua residência, através do salário fornecido pelo programa, que ainda dispõe de benefícios, como vale-transporte, seguro de vida, uniforme, direito a férias e ao 13° salário.
Para que o jovem seja inserido no programa Aprendiz Anápolis, a família deve ser referenciada, possuir o cadastro atualizado no CadÚnico e realizar a solicitação no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo à residência. O Aprendiz Anápolis realiza a contratação de jovens e adolescentes durante todo o ano, promovendo a inserção de jovens e adolescentes anapolinos no mercado de trabalho.