O evento na cidade espanhola é uma parceria entre o Governo da Catalunha, a Prefeitura de Barcelona e a fundação Fundesplai. Projetos sociais e educativos para jovens anapolinos será destaque para especialistas europeus.
Foto: Secom
Anápolis tem se tornado referência nacional em diversos temas, sobretudo na área da saúde com medidas efetivas no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Agora, um evento realizado em Barcelona, no mês de novembro, irá projetar Anápolis para além das fronteiras do Brasil em outras áreas, sobretudo o desenvolvimento social e a educação. A fundação Catalã Fundesplai, em parceria com o Governo da Espanha e a Prefeitura de Barcelona, está promovendo o simpósio “Encontro Iberoamericano: Modelos de Impacto de Inclusión, Formación e Ingresos Juveniles” (Tradução: Modelos de Impacto de Inclusão, Formação e Renda Juvenil). O objetivo do evento é discutir políticas públicas voltadas aos jovens, seu protagonismo no mercado de trabalho e ações sócio-econômicas direcionadas sobretudo para os que vivem em situação de vulnerabilidade social. Dois projetos implantados na atual gestão municipal terão destaque no evento: “Aprendiz Anápolis” e o “Educa Anápolis”.
O prefeito Roberto Naves foi oficialmente convidado para palestrar no evento sobre os avanços que Anápolis tem conseguido com suas políticas públicas e, principalmente, os dois projetos destacados. Especialistas de várias partes da Europa estarão presentes no evento, que terá a duração de cinco dias (15 a 20 de novembro). O projeto “Aprendiz Anápolis” foi lançado na atual gestão municipal e atende cerca de 250 jovens anapolinos com a oportunidade de trabalho nos órgãos da administração municipal. O programa abre portas aos jovens para o chamado “primeiro emprego”, uma vez que proporciona experiência de trabalho e cursos nas áreas administrativas. Já o projeto “Educa Anápolis”, lançado no mês de outubro deste ano pela Secretaria Municipal de Educação, é uma plataforma de ensino online completa, com estúdios audiovisuais, professores capacitados, chats interativos e conteúdos na TV aberta. A plataforma é inovadora no país, utilizando a tecnologia como suporte para o ensino híbrido.
Na mesma data, ainda em Barcelona, estará acontecendo a maior exposição mundial sobre cidades inteligentes. A “Smart City Expo World” acontece na capital espanhola desde 2011 e reúne visitantes de todo o planeta. O objetivo é trocar informações sobre projetos inovadores para as cidades em diversas áreas, como saúde, infraestrutura, segurança, economia, inclusão, dentre outros. O prefeito e sua comitiva também farão parte das programações deste evento, com encontros e agendas específicas para apresentar o potencial inovador de Anápolis e avançar ainda mais no uso das tecnologias utilizadas em todo o mundo.