anápolis
  • Entrar
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
anápolis
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
anápolis

Ronaldo Caiado assina adesão à Rede Gov.br e garante que “Goiás Digital fará o cidadão se sentir respeitado”

de Portal Anápolis
em Tecnologia
0
0
COMPARTILHAMENTOS
10
VISUALIZAÇÕES
WhatsappFacebookTwitter

Digitalizar os serviços públicos oferecidos aos goianos já é um projeto em andamento no Governo Ronaldo Caiado. Agora, com a plataforma federal, o Estado se propõe a ser o primeiro do País a facilitar, sistematicamente, o acesso a serviços via aplicativos e sites

Da Redação Foto: Octacilio Queiroz

Oferecer ao cidadão acesso aos serviços do Estado na palma da mão e/ou na tela do computador. Esse é o objetivo do governador Ronaldo Caiado ao assinar, nesta terça-feira (03/09), a adesão de Goiás à Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.br). A plataforma vem ao encontro dos projetos do governo estadual, que já trabalha o uso da inovação e da tecnologia para facilitar a vida população e promover economias para o Estado. “Goiás vai mostrar que as pessoas não precisam suportar horas em uma fila para ter acesso aos serviços públicos”, destacou Caiado.

A Rede Gov.br é uma plataforma que se propõe a modernizar a gestão pública, facilitando o acesso aos serviços, via aplicativo ou site. Goiás é o sexto Estado a aderir ao programa, mas ingressa, segundo Caiado, com o desafio de ser campeão na apresentação de resultados. “Vocês podem ter certeza que seremos o primeiro a ter o governo totalmente digitalizado. Esse é um desafio que quero colocar aqui a todos os servidores”, anunciou o governador. O Goiás Digital, destacou o governador, será um marco e fará o cidadão se sentir respeitado, além de contribuir para a estruturação e reconstrução do Estado.

Mais eficiências, menos custos
Além facilitar para o cidadão, a ferramenta garante corte de gastos para a máquina pública. Segundo o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luís Felipe Monteiro, a previsão é que a União economize, com a digitalização dos serviços federais, algo em torno de R$ 7 bilhões por ano. “De janeiro a agosto, 316 serviços que eram feitos presencialmente passaram a ser realizados por meio digital, o que resultou em uma economia de R$ 1 bilhão”, apontou. Um dos órgãos beneficiados foi o INSS, que disponibilizou 90 tipos de serviços pelo meio digital. “Em janeiro 8% dos pedidos do INSS eram feitos em canais digitais. Em agosto subiu para 70%. As agências estão vazias, sem aquelas filas enormes”, assegurou Monteiro.

O governador Ronaldo Caiado ressaltou que Goiás já caminha para digitalizar os serviços prestados e determinou celeridade nesse processo. “É um absurdo termos processos intermináveis e um consumo exagerado de papel. Vamos utilizar esse exemplo da Previdência Social e repercutir para [atender] o produtor rural, que precisa se deslocar uma distância enorme para tirar guia de embarque, ou caracterizar que fez a vacinação. Precisamos gerar economia, dar celeridade e melhorar o atendimento ao cidadão”, sublinhou Ronaldo Caiado.

Luís Felipe Monteiro salientou a importância da plataforma digital para a transformação digital do Estado. “O senhor [governador Caiado] tem a oportunidade, junto com sua equipe, de promover uma transformação, pois entendeu que a sociedade brasileira está migrando rapidamente para esse canal. E o governo tem que, da mesma forma, ser digital”, frisou secretário. Ele ainda apresentou outro dado interessante, a digitalização é capaz de reduzir o custo da oferta de um serviço em até 97%. “É muito mais barato para o governo e o cidadão, e a qualidade do serviço é melhor”, sublinhou.

De acordo com o secretário de Administração, Bruno D’Abadia, com a assinatura da adesão, o Estado passa a definir sua carta de serviços, um instrumento que indicará para o cidadão os serviços públicos de cada pasta. Após essa etapa, o governo pode fazer a previsão de economia que poderá ter com a digitalização. “Vamos modernizar, transformar, digitalizar as ações do Estado para que o cidadão possa ter serviços que sejam mais eficientes, rápidos, baratos e que são transparentes, atendendo inclusive ao Programa de Compliance Público estabelecido no Estado de Goiás.”

“Isso é um passo fundamental para que, de forma estruturada, e passo a passo, consigamos transformar todos os serviços do Estado de Goiás em serviços mais eficientes, mais simples, e que possam ser acessados remotamente. Assim, cada vez mais vamos oferecer a empresas e empreendedores, que querem desenvolver seus negócios no Estado de Goiás, a possibilidade de fazer isso de forma simplificada”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano da Rocha Lima.

Participaram da assinatura do termo de adesão os secretários de Estado Ernesto Roller (Governo), Marcos Cabral (Desenvolvimento Social), Valéria Torres (Comunicação), Edival Lourenço (Cultura), tenente-coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar) e Fábio Cammarota (Governadoria), além do presidente da Codego, Pedro Sales.

Com informações da Assessoria de Comunicação

EnviarCompartilharTwitter

Mais Artigos

Sociedade Brasileira de Pediatria alerta para riscos de ‘drogas digitais’
Saúde

Sociedade Brasileira de Pediatria alerta para riscos de ‘drogas digitais’

Ciência e Tecnologia

Anápolis entra na rota da tecnologia econômica

Redes Sociais

Advogado anapolino usa Facebook para criticar comentário do G1 contra garoto que pegou carona com Bolsonaro

Tecnologia

Programa vai levar internet a 6,5 mil escolas rurais até o fim do ano

Tecnologia

Prefeitura lança serviço que vai agilizar agendamentos de exames e consultas na cidade

Tecnologia

TIM lança serviço de ultra banda larga fixa na cidade de Anápolis

Próximo Artigo

Bolsonaro chama população para participar do 7 de setembro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado

IPVA em Goiás terá redução de até 5,19% em 2021

Dados do Bem: aplicativo permitirá monitoramento de pacientes com Covid-19 em Goiás

Filme de Danilo Gentili e Fábio Porchat é criticado por vereador na Câmara Municipal

Filme de Danilo Gentili e Fábio Porchat é criticado por vereador na Câmara Municipal

Corrida de Rua: Recorde de inscrições para a Segunda Etapa de 2019

Prefeito Roberto anuncia três novos hospitais para Anápolis

Prefeito Roberto anuncia três novos hospitais para Anápolis

Vitor Hugo traz Ministro CGU para realizar workshop em Goiânia sobre o papel do órgão no combate à corrupção

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Entrar

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar