Saneago anuncia que o Sistema Piancó está reabastecido

Por Redação

Desde o final do ano passado, a Saneago realizou investimentos e um conjunto de melhorias operacionais, que garantiram regularidade no abastecimento de água tratada, em Anápolis, inclusive neste período de estiagem. Contudo, sucessivas e prolongadas interrupções no fornecimento de energia elétrica provocaram a paralisação do abastecimento de água no município.

Na madrugada de quarta (30) para quinta-feira (1º) foram cerca de 9 horas sem energia elétrica, quando a empresa distribuidora de energia desligou a rede para recuperar um poste de alta-tensão, atingido por um incêndio de grandes proporções, na área rural do município. Essa rede fornece energia para a captação de água bruta no Ribeirão Piancó, principal manancial de abastecimento de Anápolis.

Em seguida, ocorreram outros problemas operacionais da distribuidora de energia, que prejudicaram o sistema de abastecimento de água, visto que o bombeamento de água depende de energia elétrica. Quando o abastecimento estava em fase final de recuperação houve novas interrupções no fornecimento de energia, durante 3 horas na quinta (1º) e mais 3 horas no sábado (3).

A Saneago não poupou esforços para complementar a produção de água e agilizar a recuperação do sistema. Imediatamente, um novo poço foi colocado em operação e a vazão do Sistema Daia foi aumentada de 100 para 140 litros de água tratada por segundo. A Companhia também colocou um gerador em funcionamento para a operação da Estação de Tratamento de Água e utilizou caminhões-pipa para reforçar o abastecimento.

Em grande parte da cidade, o abastecimento de água foi normalizado na manhã de sábado (3). Sendo que o Sistema Piancó está totalmente reabastecido nesta segunda-feira (5). A Saneago solicita a compreensão de todos e o consumo consciente da água tratada, sem desperdícios, especialmente para não ocorrerem intermitências no abastecimento dos bairros da parte alta.

Com informações da Saneago

You may also like