Saúde Pública: Região Oeste ganha moderno centro de atendimento

Da Redação

Nova unidade da Rede Municipal é uma das mais completas da Cidade

Dentro da proposta de se descentralizar e melhorar o serviço de atenção básica à saúde no Município, a Prefeitura entregou, na semana passada, a moderna unidade do Bairro São José. Trata-se de um setor que existe na Cidade há mais de 60 anos, mas que, nunca havia recebido investimento de maior consistência na área. Os serviços médicos e ambulatoriais eram feitos em diferentes endereços.  Agora, além dos moradores do Bairro São José, poderão usufruir dos atendimentos ali oferecidos, os anapolinos residentes nos bairros próximos, como Jardim Goiano; Jardim Petrópolis; Bairro Dom Pedro II; Vila Brasil; Jardim das Oliveiras Jardim Suíço; Condomínio São José; Vila Michel e outros, totalizando mais de uma dezena de bairros e vilas. Há uma previsão de alcance para mais de sete mil pessoas.

O Prefeito Roberto Naves definiu a obra como “mais uma grande conquista para a Cidade. Uma obra que estava paralisada, que foi retomada e entregue pela atual gestão”.

O funcionamento

A nova unidade, localizada na Praça Joaquim Xavier de Almeida, no Bairro São José, tem mais de 500 metros quadrados somente de área construída. A Estratégia de Saúde da Família terá duas equipes atuando no local. Cada qual composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista e um auxiliar de saúde bucal, além de quatro agentes comunitários de saúde.

O local, ainda, contará com uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica, composta por fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e educadores físicos. Lá, também, será a sede do Consultório na Rua, uma estratégia instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, que visa ampliar o acesso da população em situação de rua.

Serviços oferecidos

Visitas domiciliares do Agente Comunitário de Saúde; Agendamento de consultas, exames e procedimentos; Realização de exames de glicemia capilar, testes rápidos, teste da mamãe, teste do pezinho, prevenção de câncer de colo de útero e mama; Realização de curativos, retiradas de pontos e aerossol; Administração de medicamentos; Distribuição de medicamentos (exceto antibióticos, antimicrobianos e psicotrópicos); Administração de vacinas (a partir de maio de 2019); Consultas médicas, de enfermagem e odontológicas; Assistências aos programas de Pré-natal, Saúde do Homem, Hipertensão Arterial, Diabetes, Tabagismo, Hanseníase, Tuberculose, Saúde na Escola, dentre outros; Tratamento odontológico; Atendimento do Nasf, Atendimento do Consultório na Rua e Atividades educativas e permanentes.

Foto: Santiago Plata/Ascom

You may also like