anápolis
  • Entrar
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
anápolis
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
anápolis

Senadores mostram solidariedade a Kajuru diante de ação de Gilmar Mendes

de Portal Anápolis
em Brasilia
0
0
COMPARTILHAMENTOS
7
VISUALIZAÇÕES
WhatsappFacebookTwitter

Um ofício do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes pedindo “providências” em relação a declarações do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) teve repercussão negativa no Plenário do Senado nesta terça-feira (19). Vários senadores se solidarizaram com Kajuru, que voltou a criticar o ministro do Supremo e classificou o ofício como um “atestado de idoneidade”. O caso foi citado em pronunciamentos que cobraram a instalação da CPI dos Tribunais Superiores.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, defendeu equilíbrio e respeito entre os Poderes da República, mas manifestou solidariedade a Kajuru. O presidente da Casa destacou o art. 53 da Constituição, segundo o qual “os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”.

Em agradecimento às palavras de apoio do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que, apesar de não endossar os termos usados por Kajuru, defendeu suas prerrogativas, o parlamentar reiterou que a Constituição defende o direito de expressão dos parlamentares. Kajuru também citou a ocasião em que, durante julgamento do Supremo, Gilmar chamou um procurador de “gângster”:

— Ele [Gilmar] tem esse direito e eu não tenho direito de usar um adjetivo contra ele? — indagou.

Kajuru desafiou os institutos de pesquisa a apurar o que o povo brasileiro pensa de Gilmar Mendes: segundo ele, 100% da população acompanhariam sua opinião negativa sobre Gilmar.

— Ser processado dessa forma por um homem da mínima estatura moral de Gilmar Mendes é um atestado de idoneidade — disse o senador.

Em ofício ao presidente do STF, Dias Toffoli, Gilmar Mendes solicitou “providências que entender cabíveis” diante de declarações de Kajuru, repercutidas nas redes sociais.

“Caixa-preta”

Dizendo que Brasil precisa de segurança jurídica, a senadora Selma Arruda (PSL-MT) pediu abertura da “caixa-preta” do Poder Judiciário. Ela ressalvou que a CPI dos Tribunais Superiores não seria contra instituições, mas contra elementos que extrapolam de sua competência legal. Selma entende que a maioria dos magistrados tem vergonha do que se tornou o STF.

— Há pessoas que merecem nosso respeito, mas outras precisam ser freadas em sua conduta inadequada — declarou.

Jorge Kajuru ainda recebeu a solidariedade dos senadores Reguffe (sem partido-DF), Arolde de Oliveira (PSD-RJ), Lasier Martins (Pode-RS), Eduardo Girão (Pode-CE), Vanderlan Cardoso (PP-GO), Esperidião Amin (PP-SC) e Soraya Thronicke (PSL-MS). Nem todos, porém, apoiaram a criação da CPI dos Tribunais Superiores: Esperidião Amin, Arolde de Oliveira e Vanderlan, por exemplo, não a endossaram.

O senador Alessandro Vieira (PPS-SE), que apresentou o requerimento para a criação da CPI, também manifestou apoio a Kajuru. E Lasier Martins pediu à Mesa do Senado que dê andamento aos pedidos de impeachment de ministros do Supremo, em especial o apresentado pelo jurista Modesto Carvalhosa contra o próprio Gilmar Mendes.

Com informações da Agência Senado Foto: Roque de Sá/Agência Senado

EnviarCompartilharTwitter

Mais Artigos

Dono de hotel é preso por posse de pornografia infantil
Brasilia

Dono de hotel é preso por posse de pornografia infantil

Brasilia

Coronavírus: Itamaraty vai repatriar brasileiros que estão na China

Brasilia

Vitor Hugo: Eduardo Bolsonaro na Liderança do PSL vai estabilizar o partido e garantir convergência com o Governo

Brasilia

Major Vitor Hugo apresenta ao presidente Jair Bolsonaro sugestões de vetos ao projeto do Abuso de Autoridade

Brasilia

Presidente Bolsonaro divulga nomes de jornalistas que receberam dinheiro público

Brasilia

Bolsonaro entrega a Maia projeto que muda regras para obtenção e suspensão de CNH

Próximo Artigo

“Pela primeira vez em 26 anos, a cidade teve suas contas aprovadas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios, sem ressalvas”, disse Mauro Severiano

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado

Fisco faz autuação milionária de ouro em barras com nota irregular

Ação online marca encerramento do semestre da Escola de Teatro

Ação online marca encerramento do semestre da Escola de Teatro

Prefeitura disponibiliza cursos gratuito em julho

Lincoln Tejota vai a SP divulgar potencial de Goiás em evento de competitividade

Tarcísio diz que pode se candidatar ao Senado em Goiás

Tarcísio diz que pode se candidatar ao Senado em Goiás

Novo sistema previdenciário iniciará ciclo virtuoso na economia, afirma Bolsonaro

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Entrar

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar