Usuários relatam maior organização, conforto e agilidade no atendimento; nova gestão também disponibilizou UTI móvel e abasteceu estoques.
No segundo dia sob nova gestão, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Esperança, em Anápolis, já começa a mostrar sinais de melhoria. Usuários e acompanhantes relatam mudanças positivas no atendimento e na organização da unidade, que é porta aberta e atende casos de urgência e emergência. A intervenção foi determinada pelo prefeito Márcio Corrêa (PL) na noite de quinta-feira (20), após a rescisão do contrato com a gestão anterior.
Dona Jacy, que acompanha o marido acamado, Ataulfo Alves Santos, desde quarta-feira (19), destacou as melhorias. “Logo depois da visita do prefeito, ele foi transferido do corredor para um quarto, onde está mais seguro e confortável”, contou. Ela também ressaltou que os acompanhantes passaram a ter melhores condições, como acesso a tomadas para carregar celulares e proximidade de banheiros. “Antes, ele estava no corredor em uma cadeira estreita, com risco de cair. Melhorou bastante”, afirmou.
Shirlene, que acompanhava a sogra na UPA neste sábado (22), também elogiou a organização. “Achei tudo mais organizado, com o fluxo funcionando melhor”, disse. A paciente foi trazida pelo Samu após passar mal em casa e aguardava atendimento em menos de 10 minutos após a chegada.
Novos recursos e abastecimento
A nova organização social responsável pela gestão da UPA disponibilizou uma UTI Móvel própria para agilizar a transferência de pacientes em estado grave. Além disso, os estoques de produtos de higiene e limpeza foram abastecidos, garantindo melhores condições de funcionamento da unidade.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) segue acompanhando de perto a situação da UPA, que, por ser uma unidade de porta aberta, costuma enfrentar alta demanda. A intervenção do prefeito Márcio Corrêa e a transição para a nova gestão têm como objetivo garantir atendimento mais ágil e humanizado à população.