O objetivo do projeto é diminuir de forma gradativa o uso de animais em carroças e oferecer outra atividade econômica aos carroceiros
Por Isabella Cunha
Na última segunda-feira (27), durante a sessão ordinária, a vereadora Thaís Souza (PP) discursou na tribuna a respeito do caso da égua que morreu no Bairro Santo André, enquanto puxava uma carroça. A parlamentar é autora de um projeto de lei cujo objetivo é diminuir, de forma gradativa, o uso de veículo de tração animal em Anápolis.
Na legislatura passada, a vereadora havia tentado a aprovação, todavia, obteve apenas um voto favorável, já que os colegas do mandato haviam entendido que era cultural. Ainda na sessão, a vereadora ponderou que o projeto foi o primeiro a ser protocolado, após a posse. Apesar de aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), porém, devido ao Executivo, está em pausa.
Em reunião com o procurador-geral do Munícipio, Carlos Alberto Fonseca, com a presença do líder do prefeito na Câmara, vereador Jakson Charles (PSB), a vereadora Thaís argumentou sobre a lei e apresentou o projeto que visa reduzir as carroças, incluindo os carroceiros em outras atividades econômicas. Também, a parlamentar explicou sobre a reforma do local público que recebe animais de grande porte recolhidos nas ruas, cumprido pela construtora Emisa, devido a uma compensação ambiental.
A vereadora ainda esteve com o secretário municipal de Saúde, Júlio César Spíndola, e com o diretor Gúbio Dias, na qual ficou acordado o retorno do Castramóvel, devido à diminuição dos casos de coronavírus. Para finalizar, a parlamentar afirmou que em breve iniciará a vacinação antirrábica e que, atualmente, a prefeitura aguarda a chegada de insumos do Estado para imunizar os animais.