Pesquisa “Os Cem Cabeças do Congresso Nacional” lista os congressistas mais prestigiados em publicação anual do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar
Por Redação – Foto: Reprodução
Pelo segundo ano consecutivo, o deputado federal por Goiás Vitor Hugo (PSL) foi eleito como um dos Cem “Cabeças” do Congresso Nacional. Em 2020 ele foi o único representante do estado de Goiás a figurar na pesquisa, como destaque da categoria Negociador, pelo papel desempenhado como Líder do Governo na Câmara dos Deputados. Segundo a publicação, “os negociadores são aqueles parlamentares que, investidos de autoridade para firmar e honrar compromissos, sentam-se à mesa de negociação respaldados para tomar decisões”.
Os negociadores geralmente são parlamentares mais experientes, mas Vitor Hugo assumiu logo em seu primeiro mandato, a missão de ser o Líder do Governo e estabelecer uma base de parlamentares que não existia, para que assim o Planalto possa sustentar e aprovar os seus projetos. Foi destaque nesta categoria também no ano de 2019.
Qualidades
Ainda de acordo com a pesquisa, “são atributos indispensáveis ao bom negociador, além da credibilidade, a gentileza no trato, o controle e o equilíbrio emocional, a calibragem nos conteúdos, a habilidade no uso das palavras, a discrição e, sobretudo, a capacidade de conciliar.” Vitor Hugo é aquele parlamentar que, sem abrir mão de suas convicções políticas, respeita a decisão da maioria, mantendo unido seu grupo político.
Líder do governo Bolsonaro na Câmara, Vitor Hugo está em plena ascensão política. Homem de confiança do presidente, recentemente chegou a ser cogitado pelo próprio Bolsonaro para assumir o Ministério da Educação. A lista Os “Cabeças” do Congresso Nacional é uma publicação anual do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e vem sendo divulgada desde 1994. Ela é formada por 71 deputados federais e 29 senadores.
Os Cabeças do Congresso são parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de habilidades de como a de debatedor, articulador ou negociador. A pesquisa já se tornou tradicional e é citada de forma recorrente em matérias sobre política veiculadas na mídia nacional.
Com informação da Assessoria Dep. Vitor Hugo