Foto: Divulgação
A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública para discutir medidas do Poder Judiciário que restringem a liberdade de expressão no Brasil. A reunião ocorre nesta quinta-feira (11) e foi solicitada pelo deputado Gustavo Gayer (PL-GO), que criticou a proibição de conteúdos considerados ofensivos e a censura de palavras e temas considerados inadequados, além da proibição de veículos de comunicação de transmitir determinados assuntos.
Segundo o deputado, essas medidas têm sido impostas ao povo brasileiro e aos parlamentares em razão de suas opiniões e palavras, o que afronta o artigo 53 da Constituição referente à liberdade de expressão. Para Gayer, o Brasil está sofrendo uma institucionalização da censura.
A audiência contará com a presença de jornalistas e comunicadores políticos que sofreram diretamente com o cerceamento da liberdade de expressão no país. Além do parlamentar, participarão a comunicadora Bárbara Destefani (Te Atualizei), o economista Rodrigo Constantino e os comentaristas Ana Paula Henkel, Paulo Figueiredo e Zoe Martinez.
O debate terá lugar no plenário 11, às 14 horas, e contará com a participação de representantes do Judiciário, Google, Twitter e jornalistas, entre outros convidados.