Foto: Divulgação
A importância da preservação ambiental foi o tema central da Semana do Meio Ambiente promovida pela Faculdade FAMA, entre os dias 02 e 05 de junho. Com o objetivo de conscientizar alunos e a comunidade em geral, a iniciativa contou com uma série de atividades diversificadas.
As atividades tiveram início no dia 02 de junho, com uma mesa redonda e exposição de produtos relacionados ao tema “Prevenção de Queimadas”. A mesa redonda foi conduzida pelo médico veterinário da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta, e pelo tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Licurgo Borges Winck. Durante o evento, foram abordados aspectos fundamentais para a prevenção e combate a incêndios e queimadas, visando conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental.
No dia 03, a Faculdade FAMA, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e a Performance Bike, realizou a 2ª Edição do Eco Bike. Centenas de ciclistas percorreram um circuito pelas áreas verdes do município, promovendo a conscientização ambiental e o plantio de mudas de árvores, em uma ação que uniu atividade física e cuidado com o meio ambiente.
No dia 05, as atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente culminaram com a inauguração do Jardim Botânico Medicinal da Faculdade FAMA, localizado no Parque Ambiental Ipiranga, em Anápolis. Com a presença de autoridades e representantes da Secretaria do Meio Ambiente, a inauguração do jardim botânico foi um sucesso. O espaço está oficialmente aberto ao público e aos alunos, visando disseminar conhecimento e oportunidades de pesquisa.
Para conscientizar a comunidade sobre a importância da alimentação saudável, os alunos do curso de Agronomia da Faculdade FAMA realizaram, no dia 05, uma Feira Orgânica. Durante o evento, foram doadas hortaliças cultivadas em aulas e projetos integradores do curso, reforçando a importância da produção de alimentos saudáveis e sustentáveis.
Encerrando a programação da Semana do Meio Ambiente, a Faculdade FAMA promoveu uma palestra sobre “A influência das mudanças climáticas na disponibilidade de espécies nativas do cerrado”. O evento proporcionou uma discussão aprofundada sobre o impacto das mudanças climáticas na biodiversidade do cerrado, promovendo uma reflexão sobre a preservação desse importante bioma.
O diretor acadêmico da Faculdade FAMA, Reinan de Oliveira, ressaltou a importância desses projetos para conscientizar a população: “A FAMA, como instituição de ensino superior, compreende que a educação ambiental pode mudar hábitos, transformar a situação do planeta e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Todos os cursos da instituição trabalham de forma transversal essa temática, buscando conscientizar os alunos ao longo de sua formação profissional”, conclui