Declaração polêmica da primeira-dama durante o G20 gera repercussão internacional e movimenta a oposição no Brasil.
Por Richelson Xavier
O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) protocolou neste sábado (16) um pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, à Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. O objetivo é discutir os “efeitos diplomáticos” do xingamento de Janja Lula da Silva, primeira-dama do Brasil, a Elon Musk, empresário e dono do X (antigo Twitter). Durante um evento paralelo ao G20, Janja disparou a frase: “Fuck you, Elon Musk” (“Vá se foder, Elon Musk”), causando reações intensas.
A fala da primeira-dama gerou uma resposta irônica de Musk, que publicou em suas redes sociais: “rindo muito alto” (LOL) e sugeriu que isso poderia custar caro nas próximas eleições. Integrantes da oposição também criticaram duramente a postura de Janja. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) classificou o episódio como um “problema diplomático”, enquanto o senador Jorge Seif (PL-SC) considerou a atitude “lamentável e vergonhosa”.
Acabo de protocolar na CREDN a convocação do Ministro das Relações Exteriores para prestar esclarecimentos sobre os impactos diplomáticos da declaração "cheia de classe" e irresponsável de Janja contra Elon Musk durante o G20 Social.
–
I have just submitted to the Foreign Affairs…— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) November 16, 2024
Van Hattem, ao justificar o pedido, destacou que a declaração de Janja foi “irresponsável” e pode trazer impactos negativos para o Brasil no cenário internacional. O caso ocorre em meio ao retorno de Donald Trump ao governo dos Estados Unidos, que indicou Musk para liderar o Departamento de Eficiência Governamental, elevando ainda mais a importância diplomática do empresário.
Com informações do Poder 360