Em entrevista ao Portal Anápolis e à Voz FM, Lucas Pedro fala sobre sinais de dificuldades, papel da pedagogia, novas metodologias e diferenciais do curso de Pedagogia do Centro Universitário FAMA.
Por Richelson Xavier
O professor do curso de Pedagogia do Centro Universitário FAMA, Lucas Pedro, concedeu entrevista ao Portalanapolis.com, em parceria com o Jornal da Voz FM, sobre os principais desafios da educação infantil e o papel da pedagogia no desenvolvimento integral das crianças. Ao longo da conversa, ele destacou a importância da parceria entre escola e família, explicou sinais de dificuldades de aprendizagem e defendeu metodologias centradas na afetividade.
Segundo o educador, pais e responsáveis devem estar atentos a sinais como irritação, nervosismo e dificuldade de compreensão durante tarefas escolares. Para ele, esses sintomas só podem ser devidamente interpretados quando há diálogo entre família e professores. “É muito importante que a família, percebendo os sinais mesmo de dificuldade, converse com o professor. A partir daí, será possível orientar e saber o que fazer para que essa criança aprenda o que precisa aprender”, afirmou.
Lucas Pedro ressaltou que o pedagogo tem papel central na mediação entre escola e família. Segundo ele, rodas de conversa, oficinas e momentos formativos são instrumentos eficazes para aproximar pais e professores, criando um ambiente de cooperação. “A escola que se abre para acolher a família capacita os pais não apenas para dar sustentação emocional, mas também para ajudar a criança a avançar em seu processo de aprendizagem”, explicou.
Ao ser questionado sobre a contribuição da pedagogia para além do conteúdo acadêmico, o professor destacou que a educação infantil é a base para o desenvolvimento de competências como inteligência emocional e autonomia. Ele citou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê dez competências a serem desenvolvidas ao longo da educação básica, e reforçou que o pedagogo deve enxergar “o humano que aprende e não apenas o sujeito que precisa aprender”.
Para o docente, não são apenas metodologias que determinam o sucesso educacional, mas sim vínculos afetivos e práticas humanizadas. “Quando há aprendizagem colaborativa, cooperação e comunicação ética, a aprendizagem acontece de forma significativa. Mais do que procurar métodos, precisamos de abordagens pedagógicas que criem um vínculo afetivo entre aluno e professor”, argumentou, defendendo também a importância de bases teóricas sólidas para sustentar as práticas pedagógicas.
Por fim, Lucas Pedro destacou os diferenciais do curso de Pedagogia da FAMA, que, segundo ele, alia teoria e prática de forma consistente. O professor ressaltou o uso de estudos de caso, brinquedoteca, estágios e aulas de campo como parte da formação, além do foco em áreas como psicopedagogia e ludopedagogia. “Enquanto se aprende, se pratica, se testa. O curso prepara o pedagogo tanto para a sala de aula quanto para funções de gestão, coordenação ou especialização em psicopedagogia”, concluiu













