Portal Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Portal Anápolis
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Assembleia faz devolução histórica de R$ 550 milhões ao Tesouro

de Rogers Ket Xavier
em Goiás, Infraestrutura, Política
A A
Assembleia faz devolução histórica de R$ 550 milhões ao Tesouro
WhatsappFacebookTwitter

Foto: Will Rosa

O montante corresponde a recursos do duodécimo do exercício de 2025 economizados pela atual gestão do Poder Legislativo Estadual por meio da revisão de contratos, redução de despesas operacionais e ajustes financeiros. O anúncio da devolução foi feito em solenidade na Casa de Leis nesta terça-feira, 5, com a presença do governador. Os recursos serão aplicados em obras de duplicação de rodovias, com destaque para os trechos que ligam Goiânia a Nova Veneza, Goiânia a Orizona e Bela Vista de Goiás a Catalão.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, no início da tarde desta terça-feira, 5, no Salão Nobre do Palácio Maguito Vilela, a solenidade oficial de devolução do duodécimo do Poder Legislativo ao Poder Executivo Estadual. Durante o evento, o presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), anunciou a restituição de R$ 550 milhões aos cofres do Tesouro Estadual, valor que será destinado à execução de obras de duplicação em importantes rodovias goianas.

Além de Bruno Peixoto, a cerimônia contou com a presença do governador Daniel Vilela (MDB), do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), de deputados estaduais, integrantes do secretariado estadual, representantes da imprensa e demais autoridades e membros da sociedade civil.

Em coletiva de imprensa realizada para o anúncio, Bruno Peixoto destacou que a devolução representa o maior repasse já realizado pelo Parlamento goiano ao Executivo e é resultado direto de medidas de contenção de despesas e aprimoramento da gestão administrativa. “Hoje, nós estamos fazendo a maior devolução na história do Poder Legislativo Estadual aos cofres do Tesouro Estadual”, afirmou. Ele detalhou que o montante inclui recursos economizados ao longo da gestão, valores já transferidos anteriormente e ajustes financeiros realizados no período, totalizando os R$ 550 milhões devolvidos.

O presidente também ressaltou as ações adotadas para alcançar esse resultado, como a revisão de contratos, redução de despesas operacionais e investimentos em soluções internas mais econômicas. “Nós trabalhamos com muita eficiência, cortando despesas, trabalhando a gestão, transparência e a união de esforços de todos os deputados e deputadas, bem como dos servidores e servidoras”, frisou Peixoto.

Obras

Os recursos serão aplicados em obras de duplicação de rodovias estratégicas para o Estado, com destaque para os trechos que ligam Goiânia a Nova Veneza, Goiânia a Orizona e Bela Vista de Goiás a Catalão. Durante a coletiva, Bruno Peixoto mencionou que as intervenções incluem etapas já em andamento e novos trechos que serão iniciados com os recursos devolvidos, reforçando o impacto regional das obras.

O governador Daniel Vilela destacou a importância da iniciativa e a articulação entre os Poderes para definição da destinação dos recursos. Segundo ele, o valor devolvido permitirá acelerar projetos estruturantes. “Nosso objetivo é trabalhar pelas pessoas, promover investimentos e mudar a vida das pessoas para melhor”, afirmou. Ele explicou que os recursos serão incorporados ao Tesouro Estadual e utilizados conforme o fluxo orçamentário, respeitando os trâmites técnicos para execução das obras.

Vilela detalhou ainda que os investimentos devem priorizar, inicialmente, a duplicação da rodovia que liga Goiânia a Santo Antônio de Goiás, considerada a última saída da capital ainda não duplicada, além da continuidade da duplicação da GO-010, no sentido de Vianópolis. Também estão previstas etapas futuras para o eixo Goiânia-Catalão, com execução progressiva por trechos.

A devolução do duodécimo ocorre após meses de diálogo entre o Legislativo e o Executivo, em um contexto de reorganização fiscal do Estado e de adesão ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), concluída em dezembro de 2025. O entendimento firmado consolida uma política de responsabilidade fiscal, eficiência administrativa e cooperação institucional.

Duodécimo

O duodécimo corresponde ao repasse mensal obrigatório realizado pelo Poder Executivo aos demais Poderes e órgãos autônomos, equivalente a 1/12 do orçamento anual do Estado. Quando há economia na execução orçamentária, os valores não utilizados podem ser devolvidos ao Tesouro para aplicação em áreas estratégicas.

Com o repasse de R$ 550 milhões, a Assembleia Legislativa de Goiás registra o maior volume de devolução de sua história e alcança a segunda colocação nacional em 2025, ficando atrás apenas da Assembleia Legislativa do Paraná, que devolveu R$ 620 milhões no mesmo período. O crescimento é significativo em relação aos anos anteriores, quando a Casa devolveu mais de R$ 13 milhões em 2023 e R$ 18 milhões em 2024.

O resultado é atribuído a uma política contínua de austeridade e planejamento financeiro, que também garantiu à Alego, por três anos consecutivos, o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública, certificação que reconhece elevados padrões de governança e acesso à informação.

Durante a coletiva, Bruno Peixoto ainda informou que uma nova devolução está prevista para este ano, com mais de R$ 150 milhões já disponíveis em caixa, reforçando a continuidade da política de economia e devolução de recursos ao Estado.

Fonte: https://portal.al.go.leg.br/

EnviarCompartilharTwitter

Mais Artigos

‘Márcio era o melhor nome para vencer’: Major Vitor Hugo faz revelação sobre os bastidores da eleição
Política

‘Márcio era o melhor nome para vencer’: Major Vitor Hugo faz revelação sobre os bastidores da eleição

‘A conta não fechava’: o gasto que levou Márcio Corrêa a cancelar um contrato logo ao assumir a Prefeitura”
Anápolis

‘A conta não fechava’: o gasto que levou Márcio Corrêa a cancelar um contrato logo ao assumir a Prefeitura”

Dívida bilionária, obras paradas e parcelas de R$ 20 milhões: o que Márcio Corrêa diz ter encontrado na Prefeitura de Anápolis?
Anápolis

Dívida bilionária, obras paradas e parcelas de R$ 20 milhões: o que Márcio Corrêa diz ter encontrado na Prefeitura de Anápolis?

“Convido você para participar desse movimento importante”, diz Jean Carlos ao anunciar evento com Wilder Morais e Flávio Bolsonaro em Goiás
Política

“Convido você para participar desse movimento importante”, diz Jean Carlos ao anunciar evento com Wilder Morais e Flávio Bolsonaro em Goiás

“É um absurdo”: Wederson Lopes critica fala de Lula sobre devolução de celulares roubados e sai em defesa de delegados e policiais
Política

“É um absurdo”: Wederson Lopes critica fala de Lula sobre devolução de celulares roubados e sai em defesa de delegados e policiais

“Um gesto de respeito ao Legislativo”: Márcio Corrêa detalha visita à Câmara de Anápolis
Política

“Um gesto de respeito ao Legislativo”: Márcio Corrêa detalha visita à Câmara de Anápolis

Próximo Artigo
Comissão especial pode acelerar aumento do teto do MEI na Câmara, afirma Lupion

Comissão especial pode acelerar aumento do teto do MEI na Câmara, afirma Lupion

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado

Goiás registra queda de 18% em todos crimes violentos letais intencionais no primeiro semestre

Goiás registra queda de 18% em todos crimes violentos letais intencionais no primeiro semestre

Chuva forte pode atingir Anápolis nesta quinta-feira (5) e volume pode ultrapassar 15 mm

Chuva forte pode atingir Anápolis nesta quinta-feira (5) e volume pode ultrapassar 15 mm

Salão Anapolino de Arte/2020 tem recorde de inscritos

Wilder Morais confirma visita de Bolsonaro a Anápolis com grande carreata

Wilder Morais confirma visita de Bolsonaro a Anápolis com grande carreata

Eleições 2022: Bolsonaro lidera pesquisa para presidência da República em 2022, diz Instituto

Eleições 2022: Bolsonaro lidera pesquisa para presidência da República em 2022, diz Instituto

“A união é fundamental para o sucesso de Anápolis”, ressalta presidente do Sindifargo

“A união é fundamental para o sucesso de Anápolis”, ressalta presidente do Sindifargo

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião

© 2023