Da Redação
Trilhas, banhos de cachoeira, espaço para meditação, jardim sensorial com mais de 100 exemplares de plantas medicinais e muitos outros atrativos esperam os turistas no Refúgio Avalon. A chácara agroecológica, a quatro quilômetros de Pirenópolis faz parte do Caminho de Cora e já recebe os amantes do ecoturismo que se aventuram no trajeto, passando por cidades históricas, povoados, inúmeras cachoeiras e parques.
Animado com o movimento, o proprietário da Refúgio Avalon, José Carlos Ruiz, quer melhorar a estrutura do lugar para receber os visitantes com maior conforto. “Vamos em busca de crédito junto à GoiásFomento para viabilizar o projeto de ampliação. Pretendemos oferecer hospedagem para atender a demanda crescente”, diz. O Caminho de Cora, segundo ele, além de trazer renda direta para os moradores das cidades que fazem parte do trajeto, proporciona a troca de experiências, novas culturas entre os moradores dos pontos de apoio e os turistas. ” O Caminho de Cora gera emprego, progresso e mantém os nativos onde sempre viveram sem a necessidade de ir para cidades distantes em busca de trabalho. Toda cadeia produtiva do turismo ganha com esse grandioso projeto do governo de Goiás”,garante o empresário.
Empreendedorismo
José Carlos Ruiz que também é dono de uma pousada em Pirenópolis, participou da programação da Caravana do Empreendedor na sede da UEG na cidade histórica, onde centenas de pessoas estiveram presentes nas oficinas, cursos e palestras. A terceira edição da Caravana do Empreendedor foi realizada entre os dias 04 e 07 deste mês, e passou nas cidades de Corumbá, Jaraguá, Cocalzinho, Pirenópolis, São Francisco, Itaguari e Cidade de Goiás. Em todas elas a GoiásFomento proferiu palestras sobre as linhas de crédito que possui mostrando o passo a passo para a aquisição de empréstimos com juros subsidiados, do programa ‘Goiás Empreendedor’.
Ao fazer o balanço positivo da terceira Caravana do Empreendedor, o presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar, garantiu que com apoio dos parceiros, o governo de Goiás pretende levar o programa para todo o Estado, atendendo quem deseja empreender e gerar empregos e renda. O ‘Goiás Empreendedor’ é um programa estratégico do plano de Governo e é coordenado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), para promover o desenvolvimento do empreendedorismo por meio de linhas de financiamento com juros subsidiados e suporte técnico aos empresários. São parceiros do programa, a exemplo da GoiásFomento, a Goiás Turismo, Fecomércio, Sebrae, Sesi/Senai, Iel, Faeg, Senar e Banco do Brasil, além da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.