Ação acontecerá nesta segunda-feira (30), das 9h às 16h, em cinco pontos da cidade, apenas para idosos acima de 60 anos
Por Redação
Nas próximas segunda-feira, 30, e quinta-feira, 02, das 9h às 16h, cinco pontos da cidade serão base para a vacinação de pessoas com idade a partir de 60 anos — leve o documento pessoal com foto –, em sistema drive-thru, ou seja, elas serão imunizadas sem sair do carro – uma alternativa a aglomerações para evitar o risco de transmissão do novo coronavírus. A estratégia, que está sendo adotada para a campanha de vacinação de outros municípios brasileiros, acontecerá na rodoviária, na UniEvangélica, na Unidade de Saúde Dr. Ilion Fleury e no Feirão do IAPC (veja o endereço no final do texto).
Até lá, segue o cronograma de vacinação de idosos, em abrigos e em domicílio (conforme cadastro das unidades de saúde), e de profissionais da saúde, até o dia 30 de março. Os primeiros bairros para a vacina de idosos em domicílio são Vila Formosa, São Carlos, Paraíso, Jardim Alexandrina e Arco Verde. “Também estamos vacinando os idosos do distrito de Souzânia e zona rural”, afirma o coordenador de vigilância sanitária, Júlio Cesar Teles Spíndola.
Essa segunda remessa enviada pelo Governo Federal conta com 9 mil doses. Por isso, vale ressaltar que o sistema drive-thru vai acontecer até durar o estoque. “Assim como as outras cidades, estamos recebendo doses do Governo Federal de forma fracionada. Por isso, esse cronograma segue até durar o estoque e lembrando que será somente para pessoas a partir de 60 anos”, diz Júlio.
A segunda fase da campanha de vacinação, programada para iniciar no dia 16 de abril, imunizará professores de escolas públicas e privadas, além de pessoas ligadas às forças de segurança e salvamento.
Num terceiro momento, no dia 9 de maio, amplia a quantidade de pessoas: crianças de seis meses a cinco anos de idade, jovens entre 12 e 21 anos que estão em medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, gestantes, povos indígenas, pessoas com doença crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e adultos com idade entre 55 e 59 anos de idade.
Profissionais da saúde
Os profissionais da área da saúde, que são parte do grupo prioritário, receberão a vacina no local de trabalho. O coordenador de vigilância sanitária lembra que profissionais da saúde que estão de férias, licenças, atestados e/ou afastados por quarentena devem aguardar o planejamento da próxima semana, com a definição dos pontos de vacinação.
Com informação da Assessoria de Comunicação