Apesar de todas as barreiras, a mulher sempre marcou presença significativa em vários segmentos do nosso país. A força da mulher sempre foi sua arma principal, que a fez vencer todos os embates e dificuldades durante toda a sua história.
Por Cleide Hilário
A força da mulher é o combustível que nos impulsiona a nunca desistir, apesar dos grandes desafios enfrentados. Nossa trajetória ao longo dos séculos é marcada com lutas por sobrevivência diária neste mundo. Enfrentamos vários desafios diariamente para conquistarmos o nosso espaço com total igualdade na sociedade.
Apesar de todas as barreiras, a mulher sempre marcou presença significativa em vários segmentos do nosso país. A força da mulher sempre foi sua arma principal, que a fez vencer todos os embates e dificuldades durante toda a sua história.
Ao tratarmos sobre essa temática, precisamos falar de algumas mulheres, dentre tantas que, serão sempre lembradas pela sua atuação histórica em nosso país.
As mulheres vêm fazendo a diferença desde os primórdios, como a guerreira Maria Quitéria de Jesus, sendo a primeira militar do país. Em 1822 ela vestiu-se de homem para lutar pela Independência do Brasil. Outra importante atuação feminina foi a da princesa Isabel, filha do imperador Dom Pedro II, que após intensa luta política em 1888, assinou a Lei Áurea que acabou com o trabalho escravo no país.
Não podemos deixar de citar a história da Maria da Penha Fernandes, que infelizmente, foi vítima de violência doméstica por cerca de oito anos, e sofreu duas tentativas de feminicídio por parte de seu marido na época. Na primeira tentativa, ele atirou em suas costas enquanto ela dormia, a deixando paraplégica; na segunda, tentou eletrocutá-la enquanto ela tomava banho. A luta por justiça foi longa, foram mais de 20 anos para que a justiça fosse feita, o crime aconteceu em 1983 e apenas em 2006 foi sancionada a Lei n.º 11.340 que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Na nossa cidade temos muitas mulheres notáveis, e citarei somente algumas dentre tantas personalidades femininas que fizeram história no nosso município. Francisca Miguel era professora e advogada, sendo a primeira mulher eleita vereadora na história de Anápolis. Como legisladora criou o Colégio Estadual Antesina Santana e colaborou na instalação do Colégio Estadual José Ludovico de Almeida. Vilma Rodrigues Correa era pedagoga, radialista e foi a vereadora mulher mais votada da sua época, o seu papel no legislativo ficou marcado por sua generosidade e amor a causa dos idosos. Ela instaurou vários projetos importantes que beneficiaram a melhor idade. Vilma criou o projeto de Lei 3.912/2017 que institui o programa “creche para idosos” no município de Anápolis. O Centro Dia do Idoso foi inaugurado no ano de 2022 e recebeu o nome da ex-vereadora. Esse espaço visa fazer o acolhimento diurno de pessoas acima de 60 anos, enquanto seus cuidadores estejam em horário de trabalho. O projeto é voltado para aqueles em estado de vulnerabilidade social e que necessitem de reabilitação.
Através dessas trajetórias mencionadas, mostramos que as mulheres tiveram e têm importância fundamental nas transformações promovidas na sociedade.
O mês de celebração do dia Internacional da Mulher, não é voltado simplesmente a homenagens triviais, e sim para refletimos sobre a luta e as conquistas das mulheres. Embora o papel da mulher na sociedade venha se tornando cada vez maior e melhor, ainda existem muitos desafios a serem encarados.
Este mês de março dedicamos para ações de conscientização voltadas para as mulheres, e realizaremos dois grandes eventos importantes na Câmara Municipal. No dia 08 a inauguração da sala da Procuradoria Especial da Mulher, que será um novo espaço destinado ao acolhimento e atendimento às mulheres vítimas de violência. E no dia 30 acontecerá o evento mulheres notáveis, onde serão discutidas políticas públicas de prevenção à violência doméstica e assédio sexual contra as mulheres.
A minha principal bandeira de trabalho é a causa da mulher, e jamais vou desistir dessa luta. Todas nós somos incríveis, e nossa força consiste em saber que sozinhas nós podemos, mas juntas conseguimos muito mais!
Cleide Hilário, é casada, mãe, cristã e conservadora. Bacharel em direito, Vereadora em Anápolis e Procuradora Especial da Mulher na Câmara Municipal de Anápolis. Trabalha em prol do social há mais de 20 anos, defende bandeiras das mulheres contra a violência doméstica, do idoso e da criança. Faz parte do partido Republicanos desde 2007, que defende bandeiras como família, a fé e o conservadorismo. Instagram @cleidehilario10