Amilton Filho propõe criar Polo Goiano de Desenvolvimento Mineral

Caso seja aprovado, o projeto vai trazer benefícios para quatorze município da região

Por Portal Anápolis

O deputado estadual Amilton Filho (SD), apresentou um projeto que propõe criar o Polo Goiano de Desenvolvimento Mineral (Polo Mineral), com sede na cidade de Campos Verdes de Goiás. O polo seria constituído ainda pelos seguintes municípios: Alto Horizonte, Barro Alto, Campinaçu, Campinorte, Crixás, Guarinos, Mara Rosa, Minaçu, Niquelândia, Nova Iguaçu de Goiás, Pilar de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, Santa Terezinha de Goiás e Uruaçu.

Em suas justificativas, o Amilton explica que o projeto de lei vai contribuir para a reativação dos empregos formais na localidade. “Cabe ressaltar que o município sede do referido polo (Campos Verdes) possui uma das maiores reservas de esmeralda existentes, tendo sido comprovado por várias universidades”, ressalta.

O parlamentar destaca também que, nos primórdios dos anos 2000, Campos Verdes teve seu auge na mineração com um elevado ganho social, com intenso desenvolvimento econômico, realidade que hoje não existe. Segundo ele, a atual gestão do município encontrou o declínio da mineração, com forte queda, ocasionando a ruptura do emprego formal, e a baixa na arrecadação de impostos.

“Nesse ponto, podemos trazer um dado importante obtido do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta a grave realidade da dependência de transferências constitucionais de receitas para manutenção dos serviços básicos, que alcança o porcentual de 98% do produto interno local”, explica.

O projeto está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, para análise.

Fonte: Assessoria de Comunicação

You may also like