Foto: Reprodução/Prefeitura
Cinco escolas da rede municipal de Educação de Anápolis se destacaram nas avaliações do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e serão premiadas com um cheque no valor de R$ 80 mil. As unidades de ensino premiadas foram as Escolas Municipais Antônio Constante, Elzira Balduíno, Walmir Bastos, Escola Presbiteriana Orvalho do Hermom e Escola Paroquial São Cristóvão. O reconhecimento faz parte de um incentivo para que as escolas continuem a elevar o Índice de Desenvolvimento Escolar (IDE).
Segundo Flávia Fernanda Souza, diretora de Ensino da Secretaria de Educação, os bons resultados alcançados pelas escolas no Saego são fruto do trabalho realizado com os estudantes por meio do Núcleo de Alfabetização. O projeto, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo potencializar a qualidade da aprendizagem dos alunos, especialmente nos primeiros anos do ensino fundamental. O Núcleo promove formações e assessorias para os professores alfabetizadores e mantém parcerias com universidades para discutir políticas públicas no âmbito educacional.
A premiação, chamada de Prêmio Leia e instituída pelo Programa AlfaMais Goiás, contemplará 150 unidades escolares da rede pública estadual e municipal que apresentaram os melhores resultados no Saego, especificamente no 2º ano do ensino fundamental. A iniciativa visa promover a cooperação técnico-pedagógica entre as escolas premiadas, buscando a melhoria da qualidade da educação básica em todo o estado de Goiás. A cerimônia de premiação acontecerá nesta quarta-feira, dia 14, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.