Anápolis: Prefeitura está distribuindo mais de 1,5 mil mudas por dia

A distribuição de mudas de árvores teve início no dia 15 de outubro, e segue até 15 de janeiro de 2020, a prefeitura vai distribuir um total de 250 mil mudas de árvores nativas do cerrado.

Da Redação

“Desde as 7h já tem gente no portão. Quando chega 11h, reclamam que fechamos para o almoço. O movimento está violento”. Este é o cenário do viveiro municipal da Avenida Universitária, conforme detalha Renato Aparecido Barbosa, responsável pela gestão do espaço. Desde que a Prefeitura de Anápolis iniciou a distribuição de árvores nativas do cerrado, dia 15 deste mês, a procura não para. A cada dia, são liberadas mais de 1,5 mil mudas.

A manhã desta terça-feira, 22, ilustra bem o que diz Renato Barbosa. Por volta das 9h30, por exemplo, já não havia mais espaço para os veículos estacionarem dentro do viveiro. Na busca por colorir o quintal, Nelsivone Vieira do Prado, de 73 anos, acompanhava atentamente a separação de suas mudas. “Estou levando quatro ipês brancos e dois ipês rosa. Vai dar mais vida à minha casa”, diz o morador da Vila Santa Maria de Nazareth.

Já o objetivo de Hailton Daniel dos Santos era outro. Dono de uma chácara na saída para Corumbá de Goiás, ele escolheu ipês variados, acácia e carambola, entre outras árvores, para reflorestamento. “Já comecei a preparar a terra. Depois vou fazer as covas e esperar a primeira chuva para plantar. Quero recuperar uma nascente”, explica. Esta é a primeira vez que Haliton pega mudas distribuídas pela Prefeitura, mas não descarta fazer novas aquisições em breve.

Projeto

De 15 de outubro até janeiro de 2020 a Prefeitura vai distribuir 250 mil mudas de árvores nativas do cerrado com dois objetivos principais: reflorestar as áreas rurais e promover o plantio dentro da cidade. O trabalho é desenvolvido dentro do Programa Pró-Água, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano. “A ideia é sempre trabalhar o desenvolvimento econômico de nosso município, sempre de modo sustentável, respeitando e valorizando as demandas ambientais”, ressalta o titular da pastas, Jakson Charles.  

Para ter direito às mudas, a pessoa precisa, primeiro, ir à sede da Secretaria de Meio Ambiente, na antiga Faiana e preencher uma solicitação. Na sequência ela recebe a autorização para buscar as plantas no viveiro municipal. As exigências variam de acordo com a quantidade. Para até 10 mudas, basta a apresentação de documentos pessoais. Acima disso, também é necessária a apresentação da escritura do imóvel onde elas serão plantadas.

Com informações da Diretoria de Comunicação Foto: Renato Lopes – Dircom

.

You may also like